Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3440
Autor(a): Martins, Tatiana Costa
Orientador: Martins, José Lauro
Título: Estratégia pedagógica concêntrica ao ensino: construção da autonomia na educação infantil
Palavras-chave: Ensino; Mediação Docente; Autonomia; Educação Infantil; Teaching; Teaching Mediation; Autonomy; Early Childhood Education
Data do documento: 24-Set-2021
Citação: MARTINS, Tatiana Costa. Estratégia pedagógica concêntrica ao ensino: construção da autonomia na educação infantil. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2021.
Resumo: A partir do problema de pesquisa acerca de como desenvolver a autonomia do aprendente na Educação Infantil, delimitou-se o objetivo de desenvolver uma estratégia pedagógica para estruturação didática que estimule a autonomia do aprendente na Educação Infantil, tendo na Análise de Conteúdo o mecanismo principal do percurso metodológico, estruturando as etapas de aprofundamento, validação teórica e verificação de pertinência teórica da estratégia. Partiu-se da concepção de que a autonomia é um processo espontâneo e mediado pelo outro e pelo mundo, de maneira que se efetiva na medida em que as relações são férteis para tal, referindo-se à própria complexidade do ser. Na fase I, estruturação do constructo teórico, o tripé interativo condutor da pesquisa descritiva exploratória estruturou-se em conceitos já existentes: Complexidade, Dialogia e Participação. Seguiram-se as fases de construção dos dados a partir da técnica de entrevista em profundidade e grupo focal, compondo respectivamente as fases II e III. A delimitação do corpus de análise da pesquisa se deu pela definição dos códigos, sendo os próprios campos propostos na estratégia. Para cada campo a análise dos dados dialogou com as proposições teóricas iniciais, inferindo um caráter dinâmico e em movimento à apresentação visual da estratégia, caracterizando a transversalidade como fio condutor de dialogia entre todos os elementos que constituem a Estratégia Pedagógica Concêntrica ao Ensino.
Abstract: From the research problem about how to develop learner autonomy in Early Childhood Education, the objective of developing a pedagogical strategy for didactic structuring that encourages the learner's autonomy in Early Childhood Education was defined, with Content Analysis as the main mechanism of methodological path, structuring the steps of deepening, theoretical validation and verification of the theoretical relevance of the strategy. We started from the conception that autonomy is a spontaneous process, mediated by the other and the world, in a way that it becomes effective insofar as the relationships are fertile for this, referring to the very complexity of the being. In phase I, structuring the theoretical construct, the interactive tripod conducting the exploratory descriptive research was structured on existing concepts: Complexity, Dialogy and Participation. This was followed by the phases of data construction using the technique of in-depth interview and focus group, comprising phases II and III, respectively. The delimitation of the research analysis corpus was given by the definition of codes, with the fields proposed in the strategy. For each field, the data analysis dialogued with the initial theoretical propositions, inferring a dynamic and moving character to the visual presentation of the strategy, characterizing transversality as a conducting thread of dialog between all the elements that constitute the Pedagogical Strategy Concentric to Teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3440
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