Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3428
Autor(a): Mercêdes, Poliana Rodrigues
Orientador: Maciel, Erika da Silva
Título: Avaliação do nível de atividade física, percepção da qualidade de vida e estresse em funcionários de uma escola pública em Miracema do Tocantins
Palavras-chave: Atividade física; Qualidade de vida; Percepção de estresse; Funcionários de escola pública
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MERCÊDES, Poliana Rodrigues. Avaliação do nível de atividade física, percepção da qualidade de vida e estresse em funcionário de uma escola pública em Miracema do Tocantins. 2021. 52 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de atividade física e a percepção de qualidade de vida e estresse em funcionários de uma escola pública de Miracema do Tocantins. A crescente evolução das tecnologias ocasiona incontáveis contribuições para o crescimento sócio, cultural e biológico do ser humano. O impacto desse processo de mudanças reflete nos sistemas educativos afetando os funcionários desse conjunto, em especial o quadro docente, profissionais estes que ficam expostos a fatores como longas jornadas de trabalho, baixos salários, mau funcionamento das políticas educacionais e condições degradantes de trabalho. Os processos estressores presentes na rotina diária desses profissionais, que compõem o quadro escolar, podem levar a uma desordem entre o trabalho e a saúde ocasionando situações agudas de estresse e, consequentemente, o adoecimento. O estresse é um dos fatores responsáveis pelo adoecimento da população, uma vez que atinge todos os setores e classes tendo influência direta sobre a qualidade de vida. A presente pesquisa se caracterizou como do tipo transversal, de natureza quantitativa e objetivo metodológico descritivo. Para avaliação, foram utilizados os instrumentos: Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) (versão curta) usado para avaliar o nível de atividade física; WHOQOL-Bref foi utilizado para avaliar a Percepção da Qualidade de Vida e a Escala de Estresse Percebido (EPS-10) usada para avaliar a percepção de estresse de cada indivíduo. Resultados: Participaram desse estudo 27 adultos, sendo 77,78% do sexo feminino. Em relação ao nível de atividade física, 77,78% foram classificados com ativos e muito ativos. A percepção da qualidade de vida geral teve média 59,01 e o domínio que teve maior escore foi o psicológico. O estresse percebido obteve média 17 como resultado. Conclusão: A percepção de estresse mediana está relacionada à baixa qualidade de vida no ambiente. O que indica uma necessidade de intervenção nos fatores estressores do ambiente escolar, assim como desenvolver projetos que visem à promoção da saúde de forma a diminuir o número de sujeitos insuficientemente ativos e sedentários.
Abstract: This study aimed to assess the level of physical activity and the perception of quality of life and stress in employees of a public school in Miracema TO. The growing evolution of technologies causes countless contributions to the social, cultural and biological growth of the human being. The impact of this process of changes is reflected in the educational systems affecting the employees of this group, especially the teaching staff, professionals who are exposed to factors such as long working hours, low wages, malfunctioning of educational policies and degrading working conditions. The stressful processes present in the daily routine of these professionals, who make up the school staff, can lead to a disorder between work and health, causing acute stress situations and, consequently, falling ill. Stress is one of the factors responsible for the population's illness, since it affects all sectors and classes having a direct influence on the quality of life. The present research was characterized as cross-sectional, quantitative in nature, with a descriptive methodological objective. For assessment, the following instruments were used: International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) (short version) used to assess the level of physical activity; WHOQOL-Bref was used to assess the Perception of Quality of Life and the Perceived Stress Scale (EPS-10) used to assess the perception of stress in each individual. Results: 27 adults participated in this study, 77.78% of whom were female. Regarding the level of physical activity, 77.78% were classified as active and very active. The perception of general quality of life had an average of 59.01 and the domain that had the highest score was psychological. Perceived stress averaged 17 as a result. Conclusion: The perception of median stress is related to low quality of life in the environment. This indicates a need for intervention in the stressors of the school environment, as well as developing projects aimed at promoting health in order to reduce the number of insufficiently active and sedentary subjects.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3428
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