Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3412
Autor(a): Jesus, Josemário Raimundo de
Orientador: Silva, Ivo Pereira da
Título: Saberes docentes: olhares a partir dos relatórios de estágio supervisionado construídos pelos licenciandos em matemática da Universidade Federal do Tocantins Arraias na fase de regência no ensino médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2020/01
Palavras-chave: Educação Matemática;Estágio Supervisionado;Saberes Docentes;Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 5-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: JESUS, Josemário Raimundo de. Saberes docentes: olhares a partir dos relatórios de estágio supervisionado construídos pelos licenciandos em matemática da Universidade Federal do Tocantins Arraias na fase de regência no ensino médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2020/01. 80 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: A problemática que impulsionou a construção desta pesquisa surgiu em um momento no qual desenvolvia um levantamento das monografias defendidas pelos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias (TO), e não foi identificado nenhum trabalho que versava sobre os saberes docentes construídos no estágio supervisionado IV, no referido curso. Este fato me instigou a investigar os saberes docentes construídos no estágio supervisionado IV seguindo as lentes dos saberes docentes defendido por Tardif, que são: saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e experienciais. Assim, elegemos como problema de pesquisa: Quais os saberes docentes foram construídos pelos estagiários na fase de regência desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos (EJA)?. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar os saberes docentes registrados nos relatórios de estágio supervisionado produzido pelos estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias, quando estes desenvolveram a fase de regência no Ensino Médio na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos no ano 2020/01. Os objetivos específicos e: Identificar que saberes docentes estão dispostos nos relatórios de Estágio Supervisionado da fase de regência – Nas Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Categorizar segundo Tardif que saberes docentes estão dispostos nos relatórios de Estágio Supervisionado da fase de regência – Nas Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O caminho metodológico utilizado foi a análise documental apresentada por Ludke; Andre (1986) e Cellard (2008), e a ferramenta utilizada na coleta dos dados foi o roteiro de leitura. O meio de contato para solicitar os documentos aos estagiários foi o e-mail. No primeiro momento buscamos desenvolver a análise dos documentos. No segundo momento foi categorizado conforme Tardif (2002) os saberes docentes dispostos nos relatórios de Estágio Supervisionado da fase de regência – Nas Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No terceiro momento foi apresentado os elementos dos saberes docentes registrados nos relatórios de estágio supervisionado, assim como as discussões acerca deles.
Abstract: The issue that drove the construction of this research arose at a time when a survey of the monographs defended by the graduates of the Mathematics Degree Course at Campus de Arraias (TO) was being developed, and no work was identified that dealt with the teaching knowledge built in the supervised internship IV, in that course. This fact prompted me to investigate the teaching knowledge built in supervised internship IV, following the lens of the teaching knowledge defended by Tardif, which are: knowledge of professional training, disciplinary knowledge, curricular and experiential knowledge. Thus, we chose as a research problem: What teaching knowledge was built by trainees in the regency phase developed in Youth and Adult Education (EJA)?. The general objective of this research is to present the teaching knowledge registered in the supervised internship reports produced by the interns of the Licentiate Degree in Mathematics at the Federal University of Tocantins, Campus de Arraias, when they developed the regency phase in High School in the Modality of Education of Youth and Adults in the year 2020/01. Specific objectives and: Identify what teaching knowledge is available in the Supervised Internship reports of the regency phase – in Youth and Adult Education Classes (EJA). According to Tardif, categorize what teaching knowledge is available in the Supervised Internship reports of the regency phase – in the Youth and Adult Education Classes (EJA). The methodological approach used was the document analysis presented by Ludke; Andre (1986) and Cellard (2008), and the tool used in data collection was the reading script. The means of contact for requesting documents from the interns was via e-mail. At first, we seek to develop the analysis of documents. In the second moment, according to Tardif (2002), the teaching knowledge disposed in the Supervised Internship reports of the regency phase was categorized – in the Youth and Adult Education Classes (EJA). In the third moment, the elements of the teaching knowledge registered in the supervised internship reports were presented, as well as the discussions about them.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3412
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