Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3403
Autor(a): Silva, Caroline Alves da
Orientador: Rodovalho, Sarah Afonso
Título: Centro de apoio e vivências para crianças e adolescentes com autismo em Palmas – TO
Palavras-chave: Arquitetura;Autismo;Transtorno do Espectro;Autistas;Sensorial;Terapêutico;Centro de Apoio
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Caroline Alves da. Centro de apoio e vivências para crianças e adolescentes com autismo em Palmas – TO. 82f. Monografia(Graduação) Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Tocantins, Palmas- TO, 2021.
Resumo: O Presente trabalho de como objetivo o estudo das crianças e adolescentes que possuem autismo, levando em consideração a sua interação com o ambiente construído. As especificidades em que o transtorno pode acarretar serão objetos de estudo para a concepção de uma proposta de projeto arquitetônico a nível de anteprojeto visando a composição de espaços preparados para receber e proporcionar uma boa experiência em terapias, consultas e vivências. A arquitetura neste estudo terá a função de potencializar as experiências de tratamentos e interações sociais com os pacientes, fazendo com que a acessibilidade os garanta melhores experiências diárias com o espaço que os cerca, alterando significativamente sua qualidade de vida. A teoria da arquitetura sensorial será utilizada visando compor espaços que sejam além de clínicos, confortáveis e terapêuticos, também um lugar de conforto e confiança em que as crianças e adolescentes se sintam à vontade para se abrirem e aderirem aos tratamentos com maior facilidade. Desta forma, a proposta do edifício visa o bem estar e inclusão social destas pessoas e a quebra de barreiras como a tendência ao isolamento, dificuldades de comunicação e outras características comportamentais.
Abstract: The present work aims to study children and adolescents who have autism, taking into account their interaction with the built environment. The specificities in which the disorder may entail will be objects of study for the conception of an architectural project proposal at the preliminary project level aiming at the composition of spaces prepared to receive and provide them with a good experience in therapies, consultations and experiences. The architecture in this study will have the function of optimize the experiences of treatments and social interactions with the patients, making accessibility guarantee them better daily interaction with the space around them, making a significant change in their life quality. The theory of sensory architecture will be used to make up spaces that are beyond clinical, comfortable and therapeutic, also a place of comfort and confidence in which children and adolescents feel comfortable to open up and adhere to treatments more easily. Thus, the proposal of the building aims at the well-being and social inclusion of these people and the breaking of barriers such as the tendency to isolation, communication difficulties and other behavioral characteristics.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3403
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