Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3375
Autor(a): Cruz, Andreza Oliveira
Orientador: Silva, Ivo Pereira da
Título: Reflexões sobre a aprendizagem de Geometria nos anos finais do ensino fundamental com base no modelo de Van Hiele
Palavras-chave: Ensino de Geometria;Modelo de Van Hiele;Revisão Sistemática
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CRUZ, Andreza Oliveira. Reflexões sobre a aprendizagem de Geometria nos anos finais do ensino fundamental com base no modelo de Van Hiele. 2021. 127 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: A temática deste trabalho busca investigar o processo de ensino e aprendizagem da geometria no ensino fundamental a partir das contribuições do modelo de Van Hiele. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática, na qual analisamos pesquisas que buscaram identificar em quais dos cinco níveis de pensamento geométrico do modelo de Van Hiele se encontram e permanecem os alunos. Essas pesquisas tomaram como referência o ensino de conteúdos como Polígonos, Quadriláteros e Poliedros. A escolha desse tema surgiu através de vivências e experiências durante a realização dos Estágios Supervisionados onde notamos que os alunos tinham grandes dificuldades em aprender geometria. A questão de pesquisa está assim definida: De que maneira o modelo de Van Hiele, com base em seus níveis, contribui para o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos do ensino fundamental? Nosso objetivo é investigar o nível de compreensão do pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental em pesquisas que adotaram o modelo de Van Hiele. Os resultados das pesquisas analisadas revelaram que o modelo de Van Hiele pode ser utilizado para o ensino de geometria na Educação Básica e que através de suas contribuições o professor avalia como está ocorrendo o desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos em suas aulas.
Abstract: The theme of this work seeks to investigate the teaching and learning process of geometry in elementary school based on the contributions of the Van Hiele model. This research was developed through a systematic review, in which we analyzed studies that sought to identify which of the five levels of geometric thinking in the Van Hiele model are and remain the students. These researches took as a reference the teaching of contents such as Polygons, Quadrilaterals and Polyhedron. The choice of this theme came about through experiences during the Supervised Internships where we noticed that the students had great difficulties in learning geometry. The research question is thus defined: How does Van Hiele's model, based on its levels, contribute to the development of geometric thinking in elementary schoolstudents? Our goal is to investigate the level of understanding of geometric thinking ofelementary school students in research that adopted the Van Hiele model. The results of the analyzed researches revealed that the Van Hiele model can be used for the teaching of geometryin Basic Education and that through his contributions the teacher assesses how the developmentof the students' geometric thinking is taking place in their classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3375
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Matemática - Andreza Oliveira Cruz.pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.