Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3373
Autor(a): Ricardo, Sérgio André Ribeiro
Orientador: Santos, Wilson Rogério dos
Título: Ensino coletivo de instrumento musical e transformação social: levantamento e análise dos trabalhos compreendidos entre os anos de 2014 e 2019
Palavras-chave: Educação Musical;Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM);Ensino de Música e Transformação Social
Data do documento: 7-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Ricardo, Sérgio André Ribeiro. Ensino coletivo de instrumento musical e transformação social: levantamento e análise dos trabalhos compreendidos entre os anos de 2014 e 2019. 2021. 49 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) na perspectiva da transformação social, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento e posterior análise dos trabalhos publicados no período compreendido entre os anos de 2014 e 2019 dentro deste contexto. Optou-se por tal período pois anteriormente a 2014 já existem inúmeros trabalhos já referenciados, evitou-se, assim, uma saturação de informações. Nos estudos realizados ficou evidente que o ECIM se tornou uma metodologia de ensino que vem se destacando no cenário do ensino de música atual, e a cada vez mais, vai conquistando professores de música, seja no ensino básico, no ensino especializado ou no ensino superior, por isso o presente estudo objetiva contribuir para futuras pesquisas na área, e ampliar, salientar e divulgar o sistema de ensino coletivo de instrumentos musicais no âmbito educacional brasileiro. O trabalho foi estruturado em três capítulos, o primeiro apresenta conceitos, definição e historicidade sobre o Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM). O segundo apresenta a metodologia que foi utilizada na pesquisa, que se consistiu em pesquisa qualitativa exploratória, utilizando a técnica de levantamento documental. E no terceiro capítulo foram apresentados os resultados obtidos, com a construção de uma tabela para apresentar os trabalhos encontrados e, posteriormente, foram realizadas discussões e comentários a partir das análises destes trabalhos. Ao concluir o estudo ficou evidenciado que o ECIM se tornou uma estratégia adequada, ou uma ferramenta eficiente quando se busca associar o ensino da música à transformação social, pois o ensino coletivo democratiza o processo de ensino musical promovendo e aguçando habilidades sociais como: respeito, cooperação, integração, solidariedade, e intervindo na realidade dos indivíduos, os tornando sujeitos críticos e ativos.
Abstract: This work addresses the Collective Teaching of Musical Instruments (CTMI) from the perspective of social transformation, the research proposed to carry out a survey and subsequent analysis of works published in the period between 2014 and 2019 within this context. This period was chosen because prior to 2014 there are already numerous works already referenced, thus avoiding a saturation of information. In the studies carried out, it was evident that ECIM has become a teaching methodology that has been standing out in the current music education scene, and increasingly, it is conquering music teachers, whether in basic education or in specialized education, that is why the This study aims to contribute to future research in the area, and expand, highlight, and publicize the collective teaching system of musical instruments in the Brazilian educational context. The work was structured in three chapters, the first one presents concepts, definition, and historicity about the Collective Teaching of Musical Instruments (ECIM). The second presents the methodology that was used in the research, which consisted of exploratory qualitative research, using the document survey technique. And in the third chapter, the results obtained were presented, with the construction of a table to present the works found and, later, discussions and comments were carried out based on the analysis of these works. At the end of the study, it was evident that ECIM has become an adequate strategy, or an efficient tool when seeking to associate music teaching with social transformation, as collective teaching democratizes the music teaching process by promoting and sharpening social skills such as: respect, cooperation, integration, solidarity, and intervening in the reality of individuals, making them critical and active beings.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3373
Aparece nas coleções:Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Educampo - Sergio André Ribeiro Ricardo.pdf642.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.