Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3371
Autor(a): SANTANA, Leticia Fernandes de
Orientador: RODRIGUES, Ana Paula Rosa
Título: Trajetória, histórias e transformações da construção que abriga o Museu Histórico e Cultural de Arraias: tecendo memórias a partir do inventário participativo do IPHAN
Palavras-chave: Museu;Patrimônio Cultural;Inventário Participativo;Memória
Data do documento: 19-Jul-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTANA, Leticia Fernandes de. Trajetória, histórias e transformações da construção que abriga o Museu Histórico e Cultural de Arraias: tecendo memórias a partir do inventário participativo do IPHAN. 2021. 102 f. Monografia (Graduação) - Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: O patrimônio cultural faz parte e é importante não só para um indivíduo ou uma família, ele interliga as pessoas por ser algo coletivo, como uma história compartilhada, um objeto, um saber fazer, uma festa ou um lugar que muitos consideram importante e até mesmo outros elementos em que muitas pessoas do mesmo grupo se identificam. Ele é diverso e grandioso em significados. Infelizmente a falta de registros destina ao esquecimento muitas histórias que pertencem à essas referências culturais. Isso acontece em inúmeras regiões do Brasil, especialmente em seus interiores repletos de memórias, mas sem muitos registros documentais. Como é o caso do município de Arraias – Tocantins, fundado em 1740, cujo passado ainda é presente de diversas formas, sendo uma delas na persistência de suas construções antigas. A falta do registro da história de seus bens culturais foi o que motivou o presente trabalho, que tem como objetivo geral levantar informações sobre a construção que abriga o Museu Histórico e Cultural de Arraias, uma referência cultural do município e da região. A metodologia adotada configura-se de natureza básica com abordagem qualitativa do problema. Já no que diz respeito ao objetivo, o trabalho usa a pesquisa exploratória adotando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica feita desde o início da inquietação quanto ao problema apresentado, gerando então o motivo do presente trabalho e que serve como base para outro procedimento utilizado: a pesquisa de levantamento, fazendo uso do “Inventário Participativo do IPHAN”, sendo ele o instrumento de pesquisa responsável pela coleta das informações e histórias da construção que abriga o Museu Histórico e Cultural de Arraias. Por fim, o procedimento metodológico adotado em toda a pesquisa foi a Pesquisa- Ação, uma vez que, a pesquisa age sobre o problema da falta de registro das informações, proporcionando uma solução para a problemática apontada. Como resultado, apresentamos as fichas do inventário participativo, sendo elas: ficha do projeto; ficha do território; ficha do roteiro de entrevista; ficha dos entrevistados; ficha do lugar; ficha do relatório de imagem; e a ficha das fontes pesquisadas. Sendo assim, apresenta-se a junção da história antiga da construção com a sua história atual como museu. A construção tornou-se um lugar importante não só para aqueles que conviveram e frequentaram o local e que possuem laços afetivos, mas sim para toda a comunidade arraiana que através da criação do Museu passou a ver o lugar com outros olhos. Há urgência por ações efetivas de preservação e conservação da construção e cabe então ao poder público desenvolver iniciativas voltadas a valorização, proteção e conservação deste e de outros bens que há na cidade, reconhecendo este imóvel e suas funções como patrimônio cultural de Arraias e Região.
Abstract: Cultural heritage is part of and is important not only for an individual or a family, it connects people because it is something collective, such as a shared history, an object, a know-how, a party or a place that many consider important and even other elements that many people in the same group identify with. It is diverse and grand in meaning. Unfortunately, the lack of records leads to oblivion many stories that belong to these cultural references. This happens in many regions of Brazil, especially in its countryside full of memories, but without many documentary records. As is the case of the municipality of Arraias – Tocantins, founded in 1740, whose past is still present in several ways, one of them being the persistence of its old buildings. The lack of record of the history of its cultural heritage was what motivated this work, which aims to raise information about the construction that houses the Museu Histórico e Cultural de Arraias, a cultural reference in the city and region. The methodology adopted is of a basic nature with a qualitative approach to the problem. With regard to the objective, the work uses exploratory research, adopting as methodological procedures the bibliographic research done since the beginning of the concern about the problem presented, thus generating the reason for the present work and which serves as a basis for another procedure used: a survey research, making use of the “IPHAN Participative Inventory”, which is the research instrument responsible for collecting information and histories of the construction that houses the Museu Histórico e Cultural de Arraias. Finally, the methodological procedure adopted throughout the research was the Action Research, since the research acts on the problem of lack of registration of information, providing a solution to the problem pointed out. As a result, we present the forms of the participatory inventory, namely: project form; territory record; interview script form; form of respondents; place card; image report sheet; and the record of the sources surveyed. Thus, it presents the junction of the ancient history of construction with its current history as a museum. The construction became an important place not only for those who lived and attended the place and who have emotional ties, but for the entire Arraias community that, through the creation of the Museum, began to see the place with new eyes. There is an urgent need for effective actions for the preservation and conservation of the construction and it is then up to the government to develop initiatives aimed at valuing, protecting and preserving this and other assets in the city, recognizing this property and its functions as cultural heritage of Arraias and Region.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3371
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