Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3362
Authors: SANTOS, Thauan Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor: SOUSA, Hugo Junio Ferreira de
Title: A educação ambiental como ação sensibilizadora para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Keywords: educação ambiental;ensino fundamental;alunos;ação sensibilizadora
Issue Date: 17-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Thauan Rodrigues dos. A educação ambiental como ação sensibilizadora para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 31 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda como temática a Educação Ambiental como ação sensibilizadora para alunos dos anos inicias do ensino fundamental. Teve como objetivo, analisar de que forma é constituída a Educação Ambiental pelos professores do ensino fundamental no CMEB- Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia em Arraias-TO. Como problema de pesquisa, propôs investigar de que forma os professores contribuem na sensibilização de alunos do ensino fundamental, por meio da educação ambiental? Nesse sentido, buscou-se a aprofundamento teórico de autores como Jacobi (2003), Guimarães (2007), Gomes (2014), Dias, Marques e Dias (2016), Santos e Leal (2016). Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa, que se deu através de um questionário online e a observação do Projeto Político Pedagógico da Escola, utilizado conceitos de autores como Goldenberg (1997), Gil (2002), Gerhaedt e Silveira (2009), Medeiros (2011). Em resultados, destaca-se como a Educação ambiental é reportada aos alunos do CMEB- Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia em Arraias- TO.
Abstract: The present work deals with Environmental Education as a sensitizing action for students of the early years of elementary school. It aimed to analyze how Environmental Education is constituted by elementary school teachers at CMEB- Municipal Center for Basic Education Professor Lívia Lorene Bueno Maia in Arraias-TO. As a research problem, did you propose to investigate how teachers contribute to raising the awareness of elementary school students, through environmental education? In this sense, the theoretical search for authors such as Jacobi (2003), Guimarães (2007), Gomes (2014), Dias, Marques and Dias (2016), Santos and Leal (2016) was sought. As a methodology, we used qualitative research, which took place through an online questionnaire and the observation of the Political Pedagogical Project of the School, using concepts from authors such as Goldenberg (1997), Gil (2002), Gerhaedt and Silveira (2009), Medeiros (2011). In results, it is highlighted how environmental education is reported to students of CMEB - Municipal Center for Basic Education Professor Lívia Lorene Bueno Maia in Arraias-TO.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3362
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Thauan Rodrigues dos Santos.pdf573.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.