Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3324
Autor(a): OLIVEIRA, Ayeska Suyanne dos Santos
Orientador: PEDRONI, Vinicius Hidalgo
Título: A inclusão de crianças surdas no ensino regular
Palavras-chave: Ensino Regular;Ensino Especial;Inclusão;Crianças Surdas.
Data do documento: 20-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: OLIVEIRA, Ayeska Suyanne dos Santos. A inclusão de crianças surdas no ensino regular. 2021. 19 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: O trabalho intitulado a inclusão de crianças surdas no Ensino Regular teve como objetivo estudar a inclusão de crianças surdas no Ensino Regular, trazendo as leis de amparo sobre a Educação Especial, e o ensino de libras. Se caracteriza como um estudo bibliográfico, no qual serão utilizados os seguintes referenciais: Constituição Federal de 1988, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação LBD-9.394/96, Lei Federal No 10.436, entre outras e, também, autores que trazem embasamento para esse trabalho como, Goldfeed (2002), Perlim; Strobel (2006) entre outros. Apresentamos, ainda, um pequeno histórico de educação dos surdos e o processo educacional na escola inclusiva, buscando mostrar caminhos que esse processo de lutas e conquistas percorreu, mas que ainda necessita de qualidade e acesso a todos. Se a inclusão é o resgate à humanização, a escola necessita se flexibilizar, modificar, se preparar, pesquisar e reconhecer as diferenças e propor a equidade na oferta de acesso ao ensino ao estudante surdo.
Abstract: The work entitled the inclusion of deaf children in regular education aimed to study the inclusion of deaf children in regular education, bringing the protection laws on Special Education, and the teaching of pounds. It is characterized as a bibliographic study, in which the following references will be used: Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases of Education LBD-9.394 / 96, Federal Law No. 10.436, among others and, also, authors that provide a basis for this work as, Goldfeed (2002), Perlim; Strobel (2006) among others. We also present a short history of education for the deaf and the educational process in the inclusive school, seeking to show the paths that this process of struggles and achievements has taken, but which still needs quality and access for all. If inclusion is a rescue to humanization, the school needs to be flexible, modify, prepare, research and recognize the differences and propose equity in the offer of access to teaching to the deaf student.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3324
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