Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3310
Authors: Santos, Rayane de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Eliane Marques dos
Title: Dificuldades e atuação dos docentes na intervenção pedagógica do transtorno do espectro autista (TEA)
Keywords: Transtorno do Espectro Autista- TEA.;Docente;Intervenção Pedagógica
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Rayane de Sousa. Dificuldades e atuação dos docentes na intervenção pedagógica do transtorno do espectro autista (TEA). 25f. Monografia (Graduação). Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo propõe discutir sobre as dificuldades dos docentes na intervenção com crianças do Transtorno do Espectro Autista – TEA no que se refere a ensino centralizando as análises na caracterização do transtorno, e estratégias dos professores na inclusão desses alunos no contexto escolar. O referencial teórico aqui apresentado trata do assunto de forma a buscar uma revisão bibliográfica e um estudo sobre o transtorno. Constatou-se portanto, nas análises dos autores apresentados que o debate é urgente, que apesar de avanços com marcos legais, ainda é necessário prosseguir. È preciso ir além de estudos. São necessárias mudanças incisivas no social e ambiente educacional. Neste sentido, podemos refletir também sobre os desafios enfrentados pelos professores diante do processo de inclusão de crianças com TEA.
Abstract: This article proposes to discuss the difficulties of teachers in intervention with children with Autistic Spectrum Disorder - ASD with regard to teaching, centralizing the analyzes in the characterization of the disorder, and teachers' strategies in the inclusion of these students in the school context. The theoretical framework presented here deals with the subject in order to seek a literature review and a study on the disorder. It was verified, therefore, in the analyzes of the authors presented that the debate is urgent, that despite advances in legal frameworks, it is still necessary to proceed. It is necessary to go beyond studies. Incisive changes in the social and educational environment are needed. In this sense, we can also reflect on the challenges faced by teachers in the process of including children with ASD.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3310
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rayane de Sousa Santos- TCC.pdf375.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.