Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3309
Authors: Fraga, Aline Andréa Carreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Mazzarolo, Luiz Augusto
Title: O ensino de educação ambiental nas escolas: um ato político na formação de pensamento crítico
Keywords: Educação ambiental;Escola;Pensamento crítico
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FRAGA, Aline Andréa Carreira de. O ensino de educação ambiental nas escolas: um ato político na formação de pensamento crítico. 52f. Monografia (Graduação). Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental, como disciplina integradora nos vários segmentos educacionais, pode estimular o desenvolvimento de princípios éticos, valores culturais e potenciais produtivos necessários para uma maior e melhor transformação social que leve a uma sociedade mais justa e cidadã. Desta forma, a Educação Ambiental pode ser compreendida como uma forma de Educação Política, formadora de cidadãos cientes de seus direitos e deveres, capazes de reivindicar justiça social, cidadania, respeito e ética em todas as vertentes relevantes ao meio ambiente e a sociedade. O objetivo principal deste estudo é realizar uma reflexão acerca da inserção da Educação Ambiental como ferramenta para uma sociedade mais justa, mais consciente e mais sustentável.Com a finalidade de atender o objetivo proposto, esse trabalho se desenvolve dividindo-se em três capítulos: no primeiro é realizado um histórico da Educação Ambiental; no segundo é desenvolvida uma conceituação da Educação Ambiental; finalmente, no terceiro capítulo a Educação Ambiental é contextualizada no âmbito escolar. Por fim, são apresentadas conclusões finais sobre como o ensino de Educação Ambiental nas escolas pode ser considerado como um ato político na formação de pensamento crítico.
Abstract: Environmental Education, as an integrating discipline in the various educational segments, can stimulate the development of ethical principles, cultural values and productive potential necessary for a greater and better social transformation that leads to a more just and citizen society. In this way, Environmental Education can be understood as a form of Political Education, which educates citizens aware of their rights and duties, capable of claiming social justice, citizenship, respect and ethics in all aspects relevant to the environment and society. The main objective of this study is to reflect on the insertion of Environmental Education as a tool for a fairer, more conscious and more sustainable society. In order to meet the proposed objective, this work is divided into three chapters: first is a history of Environmental Education; in the second, a conceptualization of Environmental Education is developed; Finally, in the third chapter, Environmental Education is contextualized in the school context. Finally, final conclusions are presented on how the teaching of Environmental Education in schools can be considered as a political act in the formation of critical thinking.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3309
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