Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Reijane Pinheiro da-
dc.contributor.authorXerente, Wanderlúcia Gomes Miranda-
dc.date.accessioned2021-11-09T18:23:04Z-
dc.date.available2021-11-09T18:23:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationXERENTE, Wanderlúcia Gomes Miranda. Alimentação escolar nas escolas indígenas Xerente. 27f. Monografia (Graduação). Curso de Nutrição. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3290-
dc.description.abstractIntroduction: The school meals offered to culturally differentiated groups of the national society need to take into account the appreciation of the food heritage. This paper aims to analyze the supply of school lunches in the Funil and Xerente indigenous lands, considering the socio-cultural environmental and health context of the Akwẽ-Xerente people. The purpose of the bibliographic survey was to search the main articles related to indigenous school meals. The search terms used were as follows: school feeding, school meals, indigenous food, National School Feeding Program (PNAE). The studies identified in the Scielo and Google academic databases without time limit. The studies were submitted to a screening process and eliminated by reading titles and abstracts. The selected records underwent a thorough analysis of the full text. The analysis points out that the foods offered to the Akwẽ-Xerente Indians are the same ones offered in the non-indigenous schools of the Tocantins municipalities, which needs to be reviewed, since the indigenous people have presented problems related to dietary changes, including Type 2 Diabetes Mellitus. We conclude that there is little research on indigenous school feeding and, especially in Tocantins, this is an important and unexplored research field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectSegurança alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectalimentação loco regionalpt_BR
dc.subjectAkwẽ-Xerentept_BR
dc.titleAlimentação escolar nas escolas indígenas Xerentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A alimentação escolar ofertada para grupos diferenciados culturalmente da sociedade nacional precisa levar em conta a valorização de o patrimônio alimentar. Este trabalho tem como objetivo analisar a oferta da merenda escolar nas terras indígenas Funil e Xerente, considerando o contexto sócio- cultural ambiental e de saúde do povo Akwẽ-Xerente. O levantamento bibliográfico teve como finalidade a busca dos principais artigos relacionados à alimentação escolar indígena. Os termos de busca utilizados foram os seguintes: alimentação escolar, merenda escolar, alimentação indígena, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os estudos identificados nas bases de dados Scielo e Google acadêmico sem limite de tempo. Os estudos foram submetidos a processo de triagem eliminando-se, por meio da leitura de títulos e resumos. Os registros selecionados passaram por uma análise criteriosa do texto completo. A análise aponta que os alimentos ofertados aos indígenas Akwẽ-Xerente são os mesmos ofertados nas escolas não indígenas dos municípios tocantinenses o que precisa ser revisto, uma vez que o povo indígena tem apresentado agravos relacionados às mudanças alimentares, entre eles Diabetes Melitus tipo 2. Concluímos que existem poucas pesquisas sobre alimentação escolar indígena e, principalmente no Tocantins, este é um campo de pesquisa importante e não explorado.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.cursoNutriçãopt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wanderlúcia Gomes Miranda Xerente- TCC.pdf733.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.