Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3287
Autor(a): Silva, Ana Carolina Fernandes da
Orientador: Coelho, Vitor Antônio Cerignoni
Título: Programas de ginásticas e níveis de habilidades motoras em crianças
Palavras-chave: Ginásticas; Destreza motora; Educação infantil; Habilidades motoras.
Data do documento: 9-Nov-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Ana Carolina Fernandes da. Programas de ginásticas e níveis de habilidades motoras em crianças. 2021. 60 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.
Resumo: O desenvolvimento de habilidades motoras desde a infância constrói um terreno fértil para a continuidade do processo de desenvolvimento das crianças. Com isso a Ginástica permite o desenvolvimento integral desde a primeira infância, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades básicas, específicas e a inserção social da criança. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi verificar a influência de programas de Ginástica sobre os níveis das habilidades motoras de crianças. Defendeu-se a hipótese de que, as crianças que participam de programas de Ginástica apresentam níveis de habilidades motoras superiores ao final da intervenção, quando comparados aos níveis apresentados antes da participação no programa. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica em três bases de dados SciELO, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos Capes, no período de 05 de abril de 2021 a 26 de maio de 2021, gerando na busca 485 artigos e após aplicação dos filtros (publicações nos últimos dez anos, idiomas português e cruzamento de palavras-chave) foram selecionados 13 artigos que contemplavam o objetivo do estudo. Após as análises identificou-se que os resultados são semelhantes entre aqueles que realizaram intervenções e/ou apenas analisaram o desenvolvimento das crianças, demonstrando uma evolução nas habilidades motoras após os testes iniciais e finais. Com isso, compreende-se que crianças quando submetidas a propostas bem estruturadas que estimulam o desenvolvimento motor em diferentes ambientes, tendem a evoluir mais do que aquelas que estão apenas inseridas em atividades não estruturadas.
Abstract: The development of motor skills from childhood builds a fertile ground for the continuation of the children's development process. With that, Gymnastics allows for integral development from early childhood, promoting the development and learning of basic and specific skills and the child's social inclusion. In this sense, the aim of this study was to verify the influence of gymnastics programs on the levels of motor skills in children. It was defended the hypothesis that children who participate in gymnastics programs present higher levels of motor skills at the end of the intervention, when compared to the levels presented before participating in the program. For this, a literature search was carried out in three SciELO databases, VHL Regional Portal and Capes Journal Portal, from April 5, 2021 to May 26, 2021, generating 485 articles in the search and after applying the filters ( publications in the last ten years, Portuguese languages and keyword crossing) 13 articles were selected that contemplated the objective of the study. After the analysis, it was identified that the results are similar among those who performed interventions and/or only analyzed the development of children, demonstrating an evolution in motor skills after the initial and final tests. With this, it is understood that children, when submitted to well-structured proposals that stimulate motor development in different environments, tend to evolve more than those who arejust inserted in unstructured activities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3287
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Fernandes da Silva - Monografia.pdf975.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.