Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3253
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dc.contributor.advisorAguiar, Vinícius Gomes de-
dc.contributor.authorCosta, Rosalia de Sousa Lima-
dc.date.accessioned2021-10-29T19:28:48Z-
dc.date.available2021-10-29T19:28:48Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Rosalia de Sousa Lima. A compreensão da educação de jovens e adultos de Campos Lindos (TO) por meio de indicadores sociais e das narrativas de ex-alunos e dos profissionais da educação.2020. 147f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3253-
dc.description.abstractThe study “Understanding Youth and Adult Education in Campos Lindos (TO) through social indicators and the narratives of alumni and education professionals” emphasizes a discussion with faces to understand the difficulties that lead working students who attend public schools, to take the decision to abandon Youth and Adult Education (EJA) to develop activities focused on the agribusiness of Campos Lindos (TO). The research has a quantitative and qualitative approach, with documentary analysis, semi-structured interviews as an instrument of data generation and the use of thematic cartography, having as a social category of analysis the former students of EJA, the education professionals who work / have worked at EJA and a resident of Campos Lindos. The text brings an approach on the contextual reality of Campos Lindos focused on the perspectives of agribusiness, as well as the discussion of the existing problems in the educational scenario, showing that education does not follow the economic development policies built for the municipality. In view of the discussion, the study shows that the methods used by the State for the way of conducting and administering education in Campos Lindos have favored the continuity of low social indicators, such as the Human Development Index (HDI) and the Development Index of Education (IDEB). The dissertation highlights a discussion on the HDI of Campos Lindos with the perspective of understanding the results of the variables that make up the indicator, thus making a comparison of the results with border municipalities and the main municipalities of Tocantins showing that they are the criteria aimed at education, specifically to the public who are of age to attend EJA, who are having negative results in the studied territory, thus proving that the problem is not the indicators, but the way of conducting education in Campos Lindos. At this juncture, the study elucidates that young people and adults who abandon EJA can be seen with the perspective of cooperating to improve these indicators, so that EJA's public policies are effectively experienced by education and schools that offer the modality in question. Campos Lindos (TO).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos; Alunos trabalhadores; Indicadores sociais; Agronegócio; Youth and adult education; Working students; Social indicators; Agribusinesspt_BR
dc.titleA compreensão da educação de jovens e adultos de Campos Lindos (TO) por meio de indicadores sociais e das narrativas de ex-alunos e dos profissionais da educaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo “A compreensão da Educação de Jovens e Adultos de Campos Lindos (TO) por meio de indicadores sociais e das narrativas de ex-alunos e dos profissionais da educação” enfatiza uma discussão com faces a compreender as dificuldades que levam alunos trabalhadores que frequentam as escolas públicas, a tomar a decisão de abandonar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para desenvolver atividades voltadas ao agronegócio de Campos Lindos (TO). A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, com análise documental, entrevistas semiestruturadas como instrumento de geração de dados e o uso da cartografia temática, tendo como categoria social de análise os ex alunos trabalhadores da EJA, os profissionais da educação que trabalham/trabalharam na EJA e um morador de Campos Lindos. O texto traz uma abordagem sobre a realidade contextual de Campos Lindos voltadas às perspectivas do agronegócio, bem como a discussão dos problemas existentes no cenário educacional, evidenciando que a educação não acompanha as políticas de desenvolvimento econômico construídas para o município. Diante a discussão, o estudo mostra que os métodos utilizados pelo Estado para a forma de condução e administração da educação em Campos Lindos tem favorecido para a continuidade dos baixos indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). A dissertação destaca uma discussão sobre o IDH de Campos Lindos com a perspectiva de entender os resultados das variáveis que compõem o indicador, realizando assim um comparativo dos resultados com municípios fronteiriços e os principais municípios do Tocantins evidenciando que são os critérios voltados à educação, especificamente ao público que tem idade de frequentar a EJA, que estão com resultados negativos no território estudado, comprovando assim que o problema não são os indicadores, mas a forma de condução da educação em Campos Lindos. Nessa conjuntura, o estudo elucida que os jovens e adultos que abandonam a EJA podem ser visibilizados com a perspectiva de cooperar para a melhoria desses indicadores, de modo que as políticas públicas da EJA sejam vivenciadas efetivamente pela educação e pelas escolas que ofertam a modalidade em Campos Lindos (TO).pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Estudos de Cultura e Território

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