Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3249
Autor(a): Renovato, Kamila Caixeta e Ferreira
Orientador: Cleto, Marcelo de Souza
Título: Integração ensino e serviço em saúde: arranjos organizacionais da gestão estadual do Tocantins entre 2013 e 2020
Palavras-chave: Integração ensino serviço; SUS; Formação no SUS; Aspectosorganizacionais; Tocantins; Interns health training; SUS; Training in SUS; Organizational aspects
Data do documento: 12-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citação: RENOVATO, Kamila Caixeta e Ferreira. Integração ensino e serviço em saúde: arranjos organizacionais da gestão estadual do Tocantins entre 2013 e 2020. 2021. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2021.
Resumo: Compreende-se que a integração ensino e serviço em saúde é um trabalho coletivo, pactuado e integrado entre: estudantes, professores dos cursos de formação na área da saúde, trabalhadores que compõem os serviços de saúde e gestores, todos em prol de uma melhor formação e assistência à saúde. Buscando a eficiência neste processo, evidenciou que um bom arranjo organizacional e adequado é condição para a consecução de políticas públicas bem-sucedidas. O objetivo deste estudo é conhecer e compreender, como o Tocantins através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está organizado em relação à integração ensino e serviço em saúde. A pesquisa é de caráter descritivo, bibliográfico e documental. Os resultados foram apresentados de forma quanti-qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias datadas de 2013 a 2020. O Tocantins possui um instrumento jurídico chamado de Termo de Cooperação Institucional (TCI) que estabelece condições de cooperação mútua entre a SES-TO e as instituições de ensino, com o objetivo de disponibilizar vagas para os estágios supervisionados obrigatórios (cursos de graduação, ensino técnico, tecnológico ou profissionalizante) e as atividades de aprendizagem em serviço (residências) nas Unidades de Saúde e Setores de Gestão da SES-TO. Atualmente a SES-TO tem TCI com 37 instituições de ensino sendo 13 públicas e 24 privadas. Semestralmente, a média de alunos em campos de estágio é de 4000 (quatro mil). Já a média de residentes por ano é de 127 alunos. No Tocantins é visível o comprometimento da SES-TO na integração ensino e serviço com ênfase em ações educativas e organizacionais para que ocorra a definição dos direitos e deveres de cada ator envolvido. Portanto, o Tocantins apresenta um arranjo organizacional relacionado a integração ensino serviço em saúde bem estruturado.
Abstract: It is understood that the integration of teaching and health service is a collective work, agreed upon and integrated between: students, teachers of training courses in the health area, workers who make up the health services and managers, all in favor of better training and health care. Seeking efficiency in this process, it showed that a good and adequate organizational arrangement is a condition for the achievement of successful public policies. The aim of this study is to know and understand how Tocantins through the State Department of Health (SES TO) is organized in relation to the integration of teaching and health service. The research is descriptive, bibliographical and documentary. The results were presented in a quanti-qualitative way, based on the collection of information from secondary sources dated from 2013 to 2020. Tocantins has a legal instrument called the Institutional Cooperation Term (TCI) that establishes conditions for mutual cooperation between the SES- TO and educational institutions, with the objective of providing vacancies for mandatory supervised internships (undergraduate, technical, technological or vocational education courses) and in-service learning activities (residences) in the Health Units and Management Sectors of SES -TO. Currently, SES-TO has TCI with 37 educational institutions, 13 public and 24 private. Every semester, the average number of students in internship fields is 4000 (four thousand). The average number of residents per year is 127 students. In Tocantins, SES-TO's commitment to integrating teaching and service is visible, with an emphasis on educational and organizational actions so that the rights and duties of each actor involved can be defined. Therefore, Tocantins presents a well-structured organizational arrangement related to the integration of teaching service in health.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3249
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