Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3160
Authors: Vieira, Lucas Sodré
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Weder Ferreira dos
Title: Eficiência e resposta ao uso do Nitrogênio em cultivares de Milho visando a produção de Silagem na região Sul do Estado do Pará
Keywords: Adubação nitrogenada;Forrageiro;Zea mays;Nitrogen fertilization;Forage;Zea mays
Issue Date: 30-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: VIEIRA, Lucas Sodré. Eficiência e resposta ao uso do Nitrogênio em cultivares de Milho visando a produção de Silagem na região Sul do Estado do Pará. 2021. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Universidade Federal do Tocantins, Gurupi, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho é um dos cuidados que requer maior atenção pois está diretamente relacionado à altas produtividades, sendo de extrema importância a identificação de cultivares mais eficientes e/ou responsivos para a produção de silagem. Pensando nisso, o estudo teve como objetivo selecionar genótipos de milho eficientes e responsivos ao uso do nitrogênio para silagem. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 11, sendo o primeiro fator dois níveis de nitrogênio, alto (AN) e baixo (BN) nitrogênio, e onze genótipos de milho. Foi avaliada a massa fresca da parte aérea e a classificação quanto a eficiência e resposta foi realizada comparando as médias dos genótipos e a média do grupo estudado. As maiores massas fresca da parte aérea foram obtidas nos tratamentos com AN apresentando média geral de 628 g planta-1. A resposta média foi de 1,87 g de plantas por kg de nutriente aplicado. Os genótipos R2, R3, R5, R6 e R10 foram eficientes ao uso do N. Os genótipos R3, R5, R9 e R10 foram classificados como responsivos à aplicação de N.
Abstract: O manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho é um dos cuidados que requer maior atenção pois está diretamente relacionado à altas produtividades, sendo de extrema importância a identificação de cultivares mais eficientes e/ou responsivos para a produção de silagem. Pensando nisso, o estudo teve como objetivo selecionar genótipos de milho eficientes e responsivos ao uso do nitrogênio para silagem. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 x 11, sendo o primeiro fator dois níveis de nitrogênio, alto (AN) e baixo (BN) nitrogênio, e onze genótipos de milho. Foi avaliada a massa fresca da parte aérea e a classificação quanto a eficiência e resposta foi realizada comparando as médias dos genótipos e a média do grupo estudado. As maiores massas fresca da parte aérea foram obtidas nos tratamentos com AN apresentando média geral de 628 g planta-1. A resposta média foi de 1,87 g de plantas por kg de nutriente aplicado. Os genótipos R2, R3, R5, R6 e R10 foram eficientes ao uso do N. Os genótipos R3, R5, R9 e R10 foram classificados como responsivos à aplicação de N.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3160
Appears in Collections:Agronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Sodré Vieira..pdf451.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.