Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3122
Authors: Brito, Leonardo Xavier
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Regina Lélis de
Title: Estudo das propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas de copolímeros de fluorenos para aplicações em eletrônica orgânica
Keywords: Semicondutores orgânicos.;Emissores de luz.;Células fotovoltaicas.
Issue Date: 21-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRITO, Leonardo Xavier. Estudo das propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas de copolímeros de fluorenos para aplicações em eletrônica orgânica.63 f. Monografia (Graduação) - Física Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Semicondutores orgânicos têm despertado interesse da comunidade científica porque estes materiais podem ser utilizados para fabricação de dispositivos fotovoltaicos, dispositivos emissores de luz, sensores, transistores, entre outros. Vários pesquisadores têm se dedicado a viabilizar aplicaçoes tecnológicas destes sistemas em larga escala. Apesar dos inúmeros casos de sucesso, muitos problemas precisam ser solucionados, tais como a degradação dos dispositivos por oxidação, a baixa eficiência na conversão de luz em energia, entre outros. Para células solares, por exemplo, apesar dos avanços produzidos nos últimos anos, muito trabalho ainda deve ser realizado para aumentar a efciência dos dispositivos e torná-los competitivos no mercado. Dentre as várias estratégias empregadas para produzir dispositivos mais eficientes, destacamos a funcionalização dos semicondutores orgânicos. Especificamente neste trabalho, realizamos uma investigação computacional dos efeitos da funcionalização de copolímeros de fluoreno com radicais aminoalquilas. A introdução des- tes radicais foi uma proposta experimental que teve como objetivo melhorar o transporte eletrônico entre eletrodos e a camada ativa. Utilizou-se métodos de primeiros princípios e também semi-empíricos para analisar o efeito da presença de aminoalquilas nas proprie- dades estruturais, eletrônicas e ópticas dos copolímeros. Nossos resultados mostram que a presença dos radicais aminoalquila não afeta drasticamente as distâncias e ângulos entre os átomos, bem como as características eletrônicas nas regiões próximas ao orbitais de fronteira.
Abstract: Não possui Abstract
URI: http://hdl.handle.net/11612/3122
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEONARDO XAVIER BRITO - TCC - FÍSICA.pdf10.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.