Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3091
Autor(a): Oliveira, Antonio Alan Cardec Alves
Orientador: Cruz, Betty Clara Barraza De La
Título: Proposta de uma sequência didática interdisciplinar no ensino de proporção
Palavras-chave: Teorias de Aprendizagem; Sequência Didática; Matemática; Memória; Learning Theories; Didactic Sequence; Mathematics; Memory
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: OLIVEIRA, Antonio Alan Cardec Alves. Proposta de uma sequência didática interdisciplinar no ensino de proporção.2020.81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020.
Resumo: A educação brasileira tem buscado elevar a qualidade do ensino para minimizar as dificuldades dos alunos e consequentemente melhorar seus índices em termos de aprendizagem. A matemática é um dos principais desafios para que essa melhora aconteça. Diante das dificuldades que os alunos apresentam ao estudar julga-se necessário investir em novas metodologias e uma delas é o objeto dessa dissertação, que tem como proposta a elaboração de uma sequência didática contextualizando alimentos e esportes para que os alunos do oitavo ano do ensino fundamental II aprendam o conteúdo de Proporção. A exploração dos referenciais teóricos fazendo revisão bibliográfica foi a metodologia aplicada usando o método dedutivo. No decorrer da escrita dessa dissertação, observou-se que as teorias de aprendizagem somadas com a metodologia por repetição e memorização poderá contribuir significativamente com o trabalho docente em sala de aula. O resultado principal do trabalho é uma sequência didática, com abordagem interdisciplinar e aprendizagem significativa, destinado a professores de ensino fundamental II que pretendam inovar em sala de aula.
Abstract: Brazilian education has sought to raise the quality of teaching to minimize the difficulties of students and consequently improve their rates in terms of learning. Mathematics is one of the main challenges for this improvement to happen. Given the difficulties that students have when studying, it is necessary to invest in new methodologies, and one of them is the object of this dissertation, which proposes the development of a didactic sequence contextualizing food and sports so that students in the eighth grade of elementary school II learn the content of Proportion. The exploration of theoretical frameworks by making a bibliographic review was the methodology applied using the deductive method. During the writing of this dissertation it was observed that the theories of learning added to the methodology by repetition and memorization can contribute significantly to the teaching work in the classroom. The main result of the work is a didactic sequence, with an interdisciplinary approach and significant learning aimed at elementary school teachers II who intend to innovate in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3091
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Alan Cardec Alves Oliveira - Dissertação.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.