Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3056
Authors: Rodrigues, Brendon Husley Rimualdo
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues , Jean Carlos
Title: As representações literárias do sertão garimpeiro e sua geograficidade no antigo norte goiano (1940-1980) nas obras: Oco do Mundo, Tipos de Rua e Tipos Populares, de Juarez Moreira Filho
Keywords: Literatura Regional; Geograficidade; Sertão Garimpeiro; Norte Goiano; Sonhos; Loucura e Violência; Regional Literature; Geography; Mining wilderness; North of Goias; Dreams; Madness and Violence
Issue Date: 24-Jun-2021
Citation: RODRIGUES, Brendon Husley Rimualdo. As representações literárias do sertão garimpeiro e sua geograficidade no antigo norte goiano (1940-1980) nas obras: Oco do Mundo, Tipos de Rua e Tipos Populares, de Juarez Moreira Filho.2021. 201f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Em Oco do Mundo (1982[2010]), Tipos de Rua (1996[2011]) e Tipos Populares (2017), Juarez Moreira Filho compõe a paisagem do sertão garimpeiro por meio da literatura. Assim como representa os substratos dos sujeitos e das instituições em decadência, o autor, por vezes em seu conto Tipos Populares narra por meio de suas reminiscências como teria sido a experiência do sertanejo com a Terra, do garimpeiro com o espaço geográfico garimpeiro. Instigados por suas narrativas e pela certa ausência de estudos sobre o tema, pretendemos neste trabalho problematizar a cultura garimpeira por meio das obras supracitadas na medida em que elas apontam traços de historicidade como o germinar de vilas que se tornaram cidades, a busca pelo enriquecimento fácil e a violência nos corpos daqueles que se fazem presente do território garimpeiro. Para a realização deste trabalho, a interdisciplinaridade nos possibilitou interagir com diversos saberes. A interdisciplinaridade usada aqui não é apenas para compor por compor, ela é trabalhada de forma consciente e reflexiva estando envolvida por meio da experiência do pesquisador, mas também por meio das narrativas construídas por meio dos temas e temáticas que irão permear toda a pesquisa, por isso, ela compõe uma linguagem que exige um trabalho árduo por ora contraditório, mas que nos dará compreensão e significação das narrativas do presente trabalho. Para o desenvolvimento do presente trabalho, amparamo-nos nos seguintes conceitos: “espaço e geograficidade”, de Éric Dardel (2015); “representação”, de Stuart Hall (2016); “estrutura de sentimentos”, de Raymond Williams (1979). E por fim, a concepção de “sertão dos vales”, de Olivia de Medeiros (2017) no qual defendemos como um espaço material e imaterial em que é dialético com violência, com hierarquias, lugares sociais de mediações de conflito. O cristal de rocha torna-se um dos principais pilares, se não o principal minério que fez e teve influência na formação e nas marcas da presente região que constitui em seu conjunto o sertão garimpeiro.
Abstract: In Oco do Mundo (1982[2010]), Tipo de Rua (1996[2011]) and Tipo Populares (2017), Juarez Moreira Filho composes the landscape of the prairie backlands through literature. in the same way he represents the substrates of subjects and institutions in decadence, the author, sometimes in his tale Popular Types narrates through his reminiscences how it would have been the experience of the backwoodsman with the Earth, of the gold digger with the geographic space of the gold digger. Instigated by their narratives and by a certain absence of studies on the theme, we intend in this work to problematize the mining culture through the presviously works in so far as they point out traces of historicity such as the sprouting of villages that became cities, the search for easy enrichment and the violence in the bodies of those who are present in the mining territory. The interdisciplinary approach used in this work allowed us to interact with various fields of knowledge. The interdisciplinary used here is not only to compose for the sake of composing, it is worked in a conscious and reflective way, being involved through the experience of the researcher, but also through the narratives built through the themes and topics that will permeate the entire research, therefore, it composes a language that requires hard work, sometimes contradictory, but that will give us understanding and meaning in the narratives of this work. For the development of this work, we are supported by the following concepts: "space and geographicity", by Éric Dardel (2015); “representation”, by Stuart Hall (2016); “structure of feelings”, by Raymond Williams (1979). And finally, the conception of “hinterland of valleys”, by Olivia de Medeiros (2017) in which we argue as a material and immaterial space in which it is dialectical with violence, with hierarchies, social places of conflict mediations. The rock crystal becomes one of the main pillars, if not the main ore that made and had influence in the formation and marks of the present region that constitutes in its whole the mining wilderness.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3056
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