Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3051
Authors: Silva, Mônica Aparecida e
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Antônio Miranda de
Title: A atuação do pedagogo em espaço não escolar: o caso da Ciretran no município de Miranorte
Keywords: Educação não formal; Formação em Pedagogia; Educação para o trânsito; DETRAN.
Issue Date: 31-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Mônica Aparecida e. A atuação do pedagogo em espaço não escolar: o caso da Ciretran no município de Miranorte. 2020. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve a intenção de analisar e identificar a atuação do pedagogo na educação não escolar e se debruçou a investigar o tema a partir das práticas de educação para o trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins – DETRAN/TO, na CIRETRAN de Miranorte/TO. Esta investigação explorou as seguintes questões norteadoras pertinentes: Qual a origem do debate acerca da educação não escolar? O que é o Detran e qual seu papel na sociedade? Como se articula a formação do pedagogo para atuar nos espaços não escolares? Diante dos questionamentos, tem-se o seguinte problema: Qual a importância da atuação do pedagogo nas repartições públicas, como o DETRAN, e qual a natureza do seu trabalho dentro desta instituição? Apoiamos em vários autores para firmar a pesquisa bibliográfica sobre a trajetória da educação não escolar e da área da pedagogia, como por exemplo, Maria da Glória Gohn, Paulo Ghiraldelli Júnior, Carlos Rodrigues Brandão entre outros. Na parte da pesquisa, utilizamos a entrevista semiestruturada em forma de questionário, como instrumento de coleta de dados. Foi sujeito da pesquisa a profissional responsável pela pasta de educação para o trânsito da CIRETRAN de Miranorte/TO. Por fim, concluímos que a área da educação não formal é um campo que vem se consolidando e se fazendo necessário e urgente para a formação cidadã, e que o curso de Pedagogia tem essencial importância na formação de pedagogos(as) para atuarem nesses espaços.
Abstract: This work was intended to analyze and identify the role of the pedagogue in non-school education and focused on investigating the topic from the practices of traffic education, from the State Department of Transit of Tocantins - DETRAN / TO at CIRETRAN in Miranorte / To. This investigation explored the following pertinent guiding questions, which are: What is the origin of the debate about non-school education? What is Detran and what is its role in society? How is the education of the pedagogue articulated to work in non-school spaces? In view of the questions, the following problem arises: What is the importance of the pedagogue's performance in public offices, such as Detran, and what is the nature of his work within this institution? We supported several authors to establish bibliographic research on the trajectory of non-school education and the area of pedagogy, such as, for example, Maria da Glória Gohn, Paulo GhiraldelliJúnior, Carlos Rodrigues Brandão among others. In the research part, we used the semi-structured interview in the form of a questionnaire as a data collection instrument. The professionals responsible for the traffic education portfolio at CIRETRAN in Miranorte / To were subjects of the research. Finally, we conclude that the area of non-formal education is a field that has been consolidating and becoming necessary and urgent for citizen training and that the Pedagogy course is essential in the education of educators to work in these spaces.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3051
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mônica Aparecida e Silva - Monografia.pdf782.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.