Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3017
Autor(a): Costa, Marcos Fabiano Monteiro da
Orientador: Silva, Valdirene Cássia da
Título: A percepção dos residentes sobre a formação com metodologias ativas de ensino e aprendizagem em residências multiprofissionais em saúde
Palavras-chave: Metodologias Ativas; Ensino em Saúde; Residência Multiprofissional; Active Methodologies; Health Teaching; Multiprofessional Residence
Data do documento: 8-Jun-2021
Citação: COSTA, Marcos Fabiano Monteiro da. A percepção dos residentes sobre a formação com metodologias ativas de ensino e aprendizagem em residências multiprofissionais em saúde. 2021. 70f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2021.
Resumo: Na busca em formar sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade, faz-se necessárias novas formas de organizar e produzir conhecimento, como por exemplo, na parceria da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas com o Centro Universitário Luterano de Palmas, que passaram a desenvolver os Cursos de Pós Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), tendo como característica inovadora o uso de metodologias ativas. Teve como objetivo analisar a percepção dos residentes sobre a formação em metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas RMS realizadas pela FESP/CEULP. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa transversal, de cunho exploratório. Para análise dos dados optou-se pelo método analítico descritivo, a partir da análise da percepção dos residentes sobre o uso das metodologias ativas nas RMS. Destaca-se que a proposta pedagógica inovadora dos programas de RMS da FESP/CEULP é o ponto de partida para a formação de novos profissionais de saúde e abre possibilidades de mudanças nessa prática profissional. Ainda que se observem avanços, há necessidade de rever a prática no desenvolvimento das metodologias ativas de ensino e aprendizagem nas RMS, necessitando ser melhor trabalhada a organização curricular por competência, a participação coletiva, dialogada, corresponsabilidades, capacitação dos profissionais do serviço e resgatar uma articulação estreita entre ensino e serviço, envolvendo todos os sujeitos interligados no processo para a implementação de mudanças consistentes no perfil de um profissional autônomo, crítico-reflexivo, capaz de construir uma aprendizagem significativa e reconstruir sua prática, alinhando-a à atual política do SUS. Há necessidade de investigações juntos aos tutores e preceptores para traçar estratégias e caminhos mais consistentes para a implementação das metodologias de ensino e aprendizagem.
Abstract: In the search to train subjects with a broader view of health, active and committed to transforming reality, new ways of organizing and producing knowledge are needed, for example, in the partnership between the Palmas School of Public Health Foundation and the University Center Luterano de Palmas, who started to develop the Post-Graduate Courses Lato Sensu in the modality of Multidisciplinary Residency in Health (RMS), having as an innovative characteristic the use of active methodologies. It aimed to analyze the perception of residents about training in active teaching and learning methodologies in the RMS carried out by FESP/CEULP. A cross-sectional qualitative methodological approach of exploratory nature was used. For data analysis, the analytical-descriptive method was chosen, based on the analysis of the residents' perception about the use of active methodologies in the RMS. It is noteworthy that the innovative pedagogical proposal of the FESP/CEULP RMS programs is the starting point for the training of new health professionals and opens possibilities for changes in this professional practice. Although advances are observed, there is a need to review the practice in the development of active teaching and learning methodologies in the RMS, the curriculum organization by competence, collective participation, dialogue, co-responsibilities, training of service professionals and the rescue of a close articulation between teaching and service, involving all subjects interconnected in the process to implement consistent changes in the profile of an autonomous, critical-reflective professional, capable of building significant learning and rebuilding their practice, aligning it with the current SUS policy . There is a need for investigations together with tutors and preceptors to outline more consistent strategies and paths for the implementation of teaching and learning methodologies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3017
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