Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3009
Authors: Sousa, Nilciane Pinto Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Viana, Rodney Haulien Oliveira
Title: Práticas educativas no clube de ciências como estratégia para o ensino de Ciências
Keywords: Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Espaço Não Formal; Residência Pedagógica; Scientific Literacy; Science Teaching; Non-Formal Space; Pedagogical Residency
Issue Date: 9-Jun-2021
Citation: SOUSA, Nilciane Pinto Ribeiro de. Práticas educativas no clube de ciências como estratégia para o ensino de Ciências. 2021. 127f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O ensino-aprendizagem também ocorre em espaços não formais, ou seja, espaços não convencionais de ensino, mas que apresentam uma intencionalidade educativa. Nesse sentido, os Clubes de Ciências são compreendidos como espaços não formais de ensino que agregam estratégias diversas para a formação dos estudantes em diferentes aspectos, tais como: desenvolvimento cognitivo, crítico e pessoal, Alfabetização Científica e relações sociais que potencializam o exercício da cidadania. Frente a esses indicativos, esta pesquisa foi orientada pelo seguinte questionamento: Como os Clubes de Ciências, espaços não formais de ensino aprendizagem, podem contribuir com o ensino de ciências na formação de estudantes da educação básica? Estabelecemos, assim, como objetivo central da pesquisa: analisar o Clube de Ciências desenvolvido pelo Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Vila Nova, investigando a atuação do Clube no processo de ensino-aprendizagem em ciências para identificar o potencial formativo desse espaço não formal. O presente estudo compreende uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante. Os instrumentos utilizados para construção dos dados foram questionários, entrevistas e a observação participante (observações e registros no caderno de campo). Os dados foram analisados utilizando como método a Análise de Conteúdo de Bardin, a partir de três categorias predefinidas: 1) atividades desenvolvidas no Clube de Ciências; 2) perfil dos alunos clubistas e interesse em participar do Clube; e 3) potencial formativo do Clube de Ciências. As reuniões do Clube ocorreram no segundo semestre de 2019, sendo realizados 15 encontros, os quais foram conduzidos pelos residentes do Programa Residência Pedagógica e pela pesquisadora. Foram utilizadas diferentes estratégias centradas nos interesses e necessidades dos alunos, tais como: atividades experimentais, interativas e de cooperação, e que promovessem a iniciação e divulgação científica. O Clube possui um total de 17 clubistas, alunos do ensino fundamental, com idades entre 12 e 15 anos. Os clubistas revelaram que o interesse principal em participar do Clube foi a busca pelo conhecimento e que foram motivados pela possibilidade de um fazer ciência “diferente” por meio das atividades realizadas no Clube. As análises propiciaram a identificação de quatro categorias referentes ao potencial formativo do Clube de Ciências, a saber: construção do conhecimento científico e Alfabetização Científica; participação em eventos de divulgação científica; contribuições para o desenvolvimento pessoal dos alunos; e formação inicial de professores. Consideramos, assim, os Clubes de Ciências como uma importante ferramenta para o ensino de ciências, de forma a contribuir para a construção do conhecimento científico e para a formação pessoal e científica dos alunos.
Abstract: Teaching-learning also occurs in non-formal spaces, meaning, unconventional teaching spaces that nonetheless present an educational intent. In this regard, Science Clubs are understood as non-formal teaching spaces that combine several strategies for preparing students in different aspects: cognitive, critical, and personal development, Scientific literacy, and social relations that enhance the exercise of citizenship. Having these indicators in mind, this research was guided by the following question: How can Science Clubs, non-formal teaching-learning spaces, contribute to science teaching in the training of basic education students? Thus, we established as the central objective of the research: Analyzing the Science Club developed by the Pedagogical Residency Program at Vila Nova Public School, investigating the club's performance in the science teaching-learning process to identify the formative potential of this non-formal space. The present study comprises research of qualitative approach, of the participatory research type. Questionnaires, interviews, and participant observation (observations and records in the field notes) were the instruments used to construct the data. The data was then analyzed using Bardin's Content Analysis method, based on three predefined categories: 1) activities developed in the Science Club; 2) profile of club students and interest in participating in the Club, and 3) formative potential of the Science Club. The Club meetings took place in the second half of 2019, and 15 meetings were held, which were conducted by the researcher and the residents of the Pedagogical Residency Program. Different strategies focusing on students’ interests and needs were used, such as experimental, interactive, and cooperation activities that promoted scientific initiation and dissemination. The Club has a total of 17 club members, elementary school students, aged between 12 and 15 years old. The club members revealed that their main interest in participating in the Club was the search for knowledge and that they were motivated by the possibility of a "different" science through the activities carried out in the Club. The analyses led to the identification of four categories related to the formative potential of the Science Club: construction of scientific knowledge and Scientific Literacy; participation in scientific dissemination events; contributions to the personal development of students; and initial teacher training. Thus, we consider the Science Clubs as an important tool for teaching science, contributing to the construction of scientific knowledge and the personal and scientific training of students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3009
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilciane Pinto Ribeiro de Sousa - Dissertação.pdf3.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.