Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2997
Autor(a): Cunha, Carlos Alexandre
Orientador: Carvalho, Roberto Francisco de
Título: Política de formação e profissionalização de professores: caracterização do trabalho docente em uma IES privada de Palmas/TO
Palavras-chave: Política Pública; Política de Educação Superior; Formação e Profissionalização de Professores; Trabalho Docente em uma IES Privada; Public Policy; Higher Education Policy; Teacher training and professionalization; Teaching work HEI in a private
Data do documento: 30-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: CUNGA, Carlos Alexandre. Política de formação e profissionalização de professores: caracterização do trabalho docente em uma IES privada de Palmas/TO. 2020. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.
Resumo: As políticas educacionais têm sido objeto de discussão no meio acadêmico, principalmente no que concernem às políticas de formação e profissionalização de professores. Esta pesquisa preconiza uma leitura específica sobre as implicações das políticas de formação e profissionalização de professores em nível federal, estadual e na política municipal tendo como foco uma Instituição de Educação Superior (IES) Privada. Nossa análise tem por objetivo desvelar, sem perder de vista o contexto nacional e estadual, as características/diretrizes educacionais que orientam a política de formação e profissionalização do docente das instituições de educação superior de Palmas/TO, com foco em uma IES privada. O percurso metodológico embasou-se na abordagem qualitativa, pautada no método crítico dialético, utilizando-se a pesquisa de revisão bibliográfica e análise de documentos legais que tratam das políticas de formação e profissionalização de professores. O estudo explicitou que as transformações no papel do Estado, as orientações dos organismos internacionais – como Banco Mundial e UNESCO –, as decisões educacionais referentes à reestruturação das Universidades e às novas modalidades de formação do profissional docente para o ensino superior têm contribuído para a mercantilização da educação e a imposição de um modelo de formação profissional de tipo flexível, com foco na ideia do professor reflexívo. A partir da pesquisa realizada foi percebido o aumento da proletarização do trabalho e uma crescente desqualificação e precarização do trabalho docente, pautados no desenvolvimento das competências profissionais com impactos para as políticas educacionais, em geral, e para as instituições de educação superior (IES). Tais ações obscurecem uma política de melhorias nas condições do trabalho docente e significativas mudanças em torno das políticas públicas. A pesquisa evidenciou, ainda, que o processo de formação e profissionalização de professores no âmbito da educação superior precisa ser compreendido na tensão entre as esferas pública e privada. Nesse sentido, ao analisar uma IES privada pudemos evidenciar os traços constitutivos e constituintes da formação e profissionalização docente que têm como expressão a mercantilização da educação superior e a proletarização do trabalho docente culminado por intensa precarização profissional.
Abstract: Educational policies have been the subject of discussion in the academic environment, especially with regard to teacher training and professionalization policies. This research recommends a specific reading about the implications of teacher training and professionalization policies at the federal, state and municipal levels, focusing on a Private Higher Education Institution (HEI). Our analysis aims to unveil, without losing sight of the national and state context, the educational characteristics / guidelines that guide the policy of training and professionalization of teachers in higher education institutions, in Palmas / TO, focusing (HEI) on a private. The methodological path was based on the qualitative approach, based on the critical-dialectical method, using bibliographic review research and analysis of legal documents that address teacher training and professionalization policies. The study explained that the transformations in the role of the State, the guidelines of international organizations - such as the World Bank and UNESCO -, the educational decisions related to the restructuring of Universities and the new modalities of training the teaching professional for higher education have contributed to the commodification education and the imposition of a flexible training model with a focus on the idea of the reflective teacher. From the research carried out, it was noticed an increase in the proletarianization of work and an increasing disqualification and precariousness of the teaching work, based on the development of professional skills with impacts on educational policies in general, and for higher education institutions (HEI). Such actions obscure a policy of improving the conditions of teaching work and significant changes around public policies. The research also showed that the process of training and professionalizing teachers in the field of higher education needs to be understood in the tension between the public and private spheres. In this sense, when analyzing a private HEI, we were able to show the constitutive and constituent traits of teacher education and professionalization that expresses the commercialization of higher education and the proletarianization of teaching work struck by intense professional precariousness.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2997
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Alexandre Cunha - Dissertação.pdf873.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.