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Autor(a): Alves, Aline Aquino
Orientador: Almeida, Juliana Santana de
Título: A ética da responsabilidade perante os problemas ambientais: um diálogo entre Hans Jonas e Annie Leonard
Palavras-chave: Ética;Meio Ambiente;Tecnologia;Hans Jonas
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ALVES, Aline Aquino. A ética da responsabilidade perante os problemas ambientais: um diálogo entre Hans Jonas e Annie Leonard. 50f. Monografia (Graduação)- Curso de Filosofia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca demonstrar a teoria ética de Hans Jonas como fundamentação para uma possível orientação no enfrentamento dos problemas ambientais. Em um primeiro momento, faremos um percurso histórico para demonstrar como a técnica se tornou um problema ético e acarretou diversos problemas ambientais, os quais estão relacionados diretamente com a política, a economia e a alienação por parte da população. Tomando como base a obra Story of Stuff (2011) de Annie Leonard, demonstraremos qual a intencionalidade de determinadas ações relacionadas ao uso da tecnologia e do discurso da “sustentabilidade” por parte das grandes corporações a nível global, que provocaram consequências negativas para o planeta. É nesse contexto, que surge a necessidade de uma nova ética, capaz de discutir os novos problemas que a ética tradicional não previu. Por isso, num segundo momento, conceituaremos a ética da responsabilidade de Hans Jonas presente em sua obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para as civilizações tecnológicas, a qual tem como objetivo impor limites para as ações humanas, tendo em vista a sobrevivência não só da espécie humana na Terra, mas de todas as espécies. Iremos ressaltar a crítica que Jonas faz às utopias da tradição que afirmavam que a tecnologia levaria o ser humano ao progresso e às utopias atuais, que afirmam que, por meio da tecnologia, todos os problemas do mundo poderão ser resolvidos – inclusive os problemas ambientais. Demonstraremos como a tecnologia assume um significado ético em seu princípio responsabilidade, uma vez que agora ela ocupa um lugar central nos fins subjetivos da vida humana. Por fim, avaliamos se a ética da responsabilidade de Jonas consegue sustentar todos os problemas ressaltados no trabalho e se pode nos levar a uma possível orientação para a solução destes. Concluímos que é importante e necessário que estes debates sejam feitos tanto no âmbito político, quanto no popular, pois de acordo com nossa pesquisa, é a partir do momento em que a população toma consciência de tamanha gravidade do assunto é que se pode gerar um verdadeiro conhecimento da sua condição e realidade, tornando fácil a compreensão e aceitação da necessidade da mudança nos hábitos humanos.
Abstract: The present work seeks to demonstrate Hans Jonas's ethical theory as a basis for a possible orientation for dealing with environmental problems. At first, we make a historical background to demonstrate how the technique became an ethical problem and caused several environmental problems, which are directly related to politics, economics and alienation of the population. Based on Annie Leonard's Story of Stuff (2011), we will demonstrate the intentionality of certain actions related to the use of technology and also the discourse about “sustainability” by large corporations globally, which have had negative consequences for the planet. It is in this context that the need for a new ethics arises, capable of discussing the new problems that traditional ethics did not foresaw. Therefore, in a second moment, we conceptualize Hans Jonas’s ethics of responsibility, presented in his work The principle of responsibility: an ethics for technological civilizations, which aims to impose limits on human actions in order to ensure the survival not only of human life on Earth, but of all species. We will highlight Jonas's criticism of traditional utopias, who affirmed that technology would lead human beings to progress and the current utopias, which affirms that through technology, all world’s problems could be solved, including environmental problems. We will demonstrate how technology assumes an ethical significance in it’s The Imperative of Responsibility, since it now occupies a central place in the subjective ends of human life. Finally, we evaluate whether Jonas's ethics of responsibility can sustain all the problems highlighted in this work and if it can lead us to a possible orientation for their solution. We conclude that it is important and necessary that these debates are held both in the political and popular spheres, because according to our research, it is from the moment that the population becomes aware of the seriousness of the matter that it is possible to generate a true knowledge of their condition and reality, making it easy to understand and accept the need to change human habits.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2990
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