Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2976
Autor(a): Ramalho, Silvia Fernandes Nunes
Orientador: Santos, George França dos
Título: O impacto e as contribuições do whatsapp na comunicação de surdos no ambiente educacional
Palavras-chave: Libras;Tecnologia;Whatsapp;Variação;Technology;Variation
Data do documento: 13-Jun-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: RAMALHO, Silvia Fernandes Nunes. O impacto e as contribuições do whatsapp na comunicação de surdos no ambiente educacional. 2020. Artigo (Graduação em Letras-Libras) – Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2020.
Resumo: Este artigo investiga a influência e impactos que as tecnologias têm causado na comunidade surda da UFT Campus Porto Nacional/TO. Para isso, foi feita uma pesquisa de fontes bibliográficas sobre o tema de estudo; análise de vídeos de conversas de surdos realizadas pelo whatsapp; pesquisa de como os surdos se relacionam com esse aplicativo no cotidiano; observação das variações da língua de sinais padrão para a realizada no ambiente virtual. Foi criado um grupo de surdos de onde obtivemos o material da pesquisa. Após análise dos dados, contatou-se que os surdos utilizam muito o whatsapp para se comunicar e para interagir no ambiente educacional, sendo um ótimo recurso para ser utilizado na docência; verificou-se a existência de variação do padrão da língua de sinais para a usada no whatsapp. Com esses resultados, entendemos que esse trabalho contribui para o debate sobre o uso do celular na educação de surdos e para o registro das transformações ocorridas na linguística da libras.
Abstract: This article investigates the influence and impacts that technologies have caused in the deaf community of UFT in Porto Nacional/TO. For this, a search was made of bibliographic sources on the topic of study; analysis of videos of deaf conversations conducted by whatsapp; research on how deaf people relate to this application in their daily lives; observation of variations from standard sign language to that performed in the virtual environment. A group of deaf people was created from which we obtained the research material. After analyzing the data, it was found that the deaf use WhatsApp a lot to communicate and to interact in the educational environment, being a great resource to be used in teaching; there was a variation in the pattern of sign language for that used in whatsapp. With these results, we understand that this work contributes to the debate on the use of the cell phone in the education of the deaf and to the record of the changes that have occurred in the linguistics of libras.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2976
Aparece nas coleções:Letras ‒ Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Fernandes Nunes.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.