Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2974
Authors: Oliveira, Thainã Miranda
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Marília Fátima de
Title: Poesia em língua de sinais: caminhos teóricos e críticos
Keywords: Libras; Literatura Surda; Poesia Surda; Estudos Literários; Brazilian Signal Language; Deaf Literature; Death Poetics; Literary Studies
Issue Date: 20-Apr-2020
Citation: OLIVEIRA, Thainã Miranda. Poesia em língua de sinais: caminhos teóricos e críticos.2020.108f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A poesia em língua de sinais, fruto de manifestações culturais e artísticas das comunidades surdas, costuma ser teorizada e analisada a partir de diferentes perspectivas tais como as dos estudos culturais e linguísticos. Defendemos acrescentar a essas discussões, sem valorar ou menosprezar, os aspectos estéticos dos estudos literários, principalmente, aquelas relacionadas a poesia moderna e contemporânea. Assim, a partir de revisões bibliográficas envolvendo Estudos Culturais, Estudos Surdos e Estudos Literários, em especial, pesquisadoras como Silveira e Karnopp (2014), Sutton-Spence (2005) e Morgado (2011a), investigamos uma nova abordagem de teoria e crítica literária para a poesia em sinais. Para tanto, discutimos algumas formas poéticas em Libras, Língua Brasileira de Sinais, questionamos e propomos terminologias e analisamos elementos culturais e artísticos percebidos nos poemas selecionados. Definimos como corpus dessa pesquisa um poema em perfil livre, dois Poemas ABC e Números e cinco Haikus. A partir das análises dos referidos, chegamos à formulação de alguns aspectos teóricos, como perfis poéticos e sujeitos literários, a evidência de determinados elementos estéticos próprios as poesias em língua de sinais, como sinal-arte, e a necessidade de maiores investigações que envolvam outras áreas da literatura.
Abstract: Sign language poetry, the result of cultural and artistic manifestations of deaf communities, is usually theorized and analyzed from different perspectives such as those of cultural and linguistic studies. We advocate adding to these discussions, without valuing or underestimating, the aesthetic aspects of literary studies, especially those related to modern and contemporary poetry. Thus, from bibliographic reviews involving Cultural Studies, Deaf Studies and Literary Studies, especially researchers such as Silveira and Karnopp (2014), Sutton-Spence (2005) and Morgado (2011a), we investigate a new approach to theory and literary criticism for poetry in signs. To this end, we discuss some poetic forms in Libras, Brazilian Sign Language, question and propose terminologies and analyze cultural and artistic elements perceived in the selected poems. We defined as corpus of this research a poem in free profile, two ABC Poems and Numbers and five Haikus. From the analysis of those referred, we arrived at the formulation of some theoretical aspects, such as poetic profiles and literary subjects, the evidence of certain aesthetic elements typical of sign language poetry, such as sign-art, and the need for further investigations involving other areas of literature.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2974
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thainã Miranda Oliveira - Dissertação.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.