Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2959
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dc.contributor.advisorFurtado, Luiz Roberto Peel-
dc.contributor.authorLima, Bruna Polyana Pereira-
dc.date.accessioned2021-07-28T12:22:07Z-
dc.date.available2021-07-28T12:22:07Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Polyana Pereira. Hermenêutica da vida e o ensino de gramática: uma experiência no 7º ano de uma escola municipal imperatrizense. 2021.97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2959-
dc.description.abstractThis dissertation, carried out in the context of the training of Portuguese Language teachers, developed from a qualitative research of the type of action research and applied in the 7th year of elementary school, points out that grammar is not a theoretical determination decided for a set of normative rules. It indicates, from an ontological-hermeneutic path proposed by Martin Heidegger, that human beings are before any theory constructed, they are immersed in a world and in this they relate to others like themselves and to things building meanings for their own life and thus also a substrate from which everything it comes in contact with can be interpreted. It discusses the limitations of science for the understanding of certain phenomena that are possibilities of science itself. It understands that the most proper human formation is marked by existence and by the primordial and continuous relationship with the world, it is organized in the form of an understanding of everything with which it relates. The human being has understanding not as a task that he takes for himself. For the text, any attempt to understand, already presupposes a level of understanding. therefore, understanding is something that defines the human being. It understands that the text, world and understanding provide hidden support for any possibility of learning. For the treaty there is a hidden potential of these possibilities and of others among them the structure, “how”, from which the human being in the face of something new seeks to understand it from what he already knows. It shows that in education, the consideration of these possibilities of the human being are capable of facilitating the learning work. Finally, it presents the results of activities developed with a group of students, showing how these structures discussed in the initial part of the work are presented in the daily lives of each student, determining the direction of understanding what they need in their school education, then making proposals for conducting teacher relationships with students that privilege the possibilities discussed throughout the text.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação; Hermenêutica; Gramática; Textos cotidianos; Education; Hermeneutics; Grammar; Daily textspt_BR
dc.titleHermenêutica da vida e o ensino de gramática: uma experiência no 7º ano de uma escola municipal imperatrizensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, realizada no contexto de capacitação de professores de Língua Portuguesa, desenvolvida a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e aplicada no 7º ano do ensino fundamental, aponta que a gramática não é uma determinação teórica decidida para um conjunto de regras normativas. Indica, a partir de um caminho ontológico-hermenêutico proposto por Martin Heidegger, que os seres humanos são, antes de qualquer teoria construídas existentes. Estão mergulhados em um mundo e neste se relacionam com outros iguais a si e com coisas construindo significados para a própria vida e com isso também um substrato a partir do qual tudo com que entra em contato pode ser interpretado. Discute as limitações da ciência para a compreensão de determinados fenômenos que estão como possibilidades da própria ciência. Entende que a formação humana mais própria é marcada pela existência e pelo relacionar-se primordial e contínuo com o mundo é organizado na forma de uma compreensão de tudo com que se relaciona. O ser humano tem a compreensão não como uma tarefa que tome para si. Para o texto qualquer tentativa de compreender já pressupõe um nível de compreensão sendo, portanto, a compreensão algo propriamente definidor do ser humano. Entende que o texto, mundo e compreensão dão suporte oculto para qualquer possibilidade de aprendizagem. Para o tratado existe um potencial oculto dessas possibilidades e de outras dentre elas a estrutura “como” a partir da qual o ser humano diante de algo novo procura entendê-lo a partir do que já conhece. Mostra que na educação a consideração dessas possibilidades do próprio ser humano são capazes de facilitar o trabalho de aprendizagem. Por fim, apresenta resultado de atividades desenvolvidas com grupo de alunos mostrando de que modo essas estruturas discutidas na parte inicial do trabalho se apresentam no cotidiano de cada discente determinando-lhes o rumo da compreensão daquilo que precisam na sua formação escolar, fazendo então propostas de condução de relacionamentos de professores com alunos que privilegiem as possibilidades discutidas em todo o texto.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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