Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2958
Authors: Sousa, Rosângela Pimenta de
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Alcione Marques
Title: Letramento matemático: ensino de geometria para alunos com deficiência intelectual da segunda série do ensino médio
Keywords: Deficiência intelectual; Letramento matemático; Modelo de Van Hiele; Proposta didática; Intellectual disability; Mathematical literacy; Van Hiele model; Didactic proposal
Issue Date: 25-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citation: SOUSA, Rosângela Pimenta de. Letramento matemático: ensino de geometria para alunos com deficiência intelectual da segunda série do ensino médio.2021.111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Apresentamos nesta dissertação uma proposta didática com práticas de ensino de Geometria, segundo o modelo de Van Hiele, e suas contribuições para o letramento matemático das alunas e dos alunos com deficiência intelectual do Ensino Médio, em parceria com a sala de recursos tendo em vista sua contribuição para o processo de letramento matemático. Teve como objetivo, propor, analisar e avaliar a contribuição das atividades da “Proposta do ensino de Geometria segundo o modelo de Van Hiele, para promover o letramento matemático de alunas e de alunos com deficiência intelectual”, desenvolvendo uma proposta didática para o ensino de perímetro e áreas de figuras circulares, utilizando cilindros e cones de acordo com o modelo de Van Hiele por meio do uso de materiais manipuláveis, relacionando letramento matemático e o modelo de Van Hiele, de tal modo que contribuam para o ensino de geometria para alunas e alunos com deficiência intelectual. A proposta contribuiu com metodologias que atendam e auxiliem o trabalho pedagógico no Ensino Médio, sob o ponto de vista da construção do conhecimento e do desenvolvimento do pensamento geométrico. Esta pesquisa, no que se refere a sua natureza, é teórica, descritiva, e caracteriza-se como abordagem qualitativa, tem cunho bibliográfico, e traz como centro de estudo alunas e alunos com deficiência intelectual, suas aprendizagens no contexto da escola regular e da sala de recursos. Destacamos que as conclusões aqui apresentadas não são únicas e nem definitivas, como é característico em pesquisa qualitativa. A proposta apresentada nesta pesquisa pode ser considerada como uma oportunidade de testar novas práticas que proporcionem uma maior aprendizagem à alunas e alunos com deficiência intelectual, voltada para a autonomia dos mesmos.
Abstract: In this dissertation we present a didactic proposal with Geometry teaching practices, according to the model of Van Hiele, and their contributions to the mathematical literacy of students and students with intellectual disabilities in High School, in partnership with the resource room in view of their contribution to the mathematical literacy process. It aimed to propose, analyze and evaluate the contribution of the activities of the “Proposal for teaching Geometry according to the Van Hiele model, to promote the mathematical literacy of students and students with intellectual disabilities”, developing a didactic proposal for the teaching of perimeter and areas of circular figures, using cylinders and cones according to the Van Hiele model through the use of manipulable materials, relating mathematical literacy and the Van Hiele model, in such a way that they contribute to the teaching of geometry to students and students with intellectual disabilities. The proposal contributed with methodologies that attend and assist the pedagogical work in the High School, from the point of view of the construction of the knowledge and the development of the geometric thought. This research, in terms of its nature, is theoretical, descriptive, and is characterized as a qualitative approach, has a bibliographic nature, and brings as a study center students and students with intellectual disabilities, their learning in the context of regular school and school. resource room. We emphasize that the conclusions presented here are neither unique nor definitive, as is characteristic of qualitative research. The proposal presented in this research can be considered as an opportunity to test new practices that provide greater learning to students and students with intellectual disabilities, aimed at their autonomy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2958
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

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