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Authors: Silva, Janaína Vilares da
metadata.dc.contributor.advisor: Ghizoni, Liliam Deisy
Title: “Estudar, para um pós-graduando stricto sensu, é o trabalho!”
Keywords: Estudantes stricto sensu; Prazer-sofrimento; Comunicação; Trabalho; Students stricto sensu; Pleasure-suffering; Communication; Work
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: SILVA, Janaína Vilares da. “Estudar, para um pós-graduando stricto sensu, é o trabalho!”. 2019. 177f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa apresenta e amplia o debate da visualização do universitário (seja de graduação, mestrado ou doutorado) como um sujeito trabalhador, inserido no mundo do trabalho, considerando o caminho percorrido por este em toda sua formação, sob exigências e responsabilidades inerentes ao processo de formação/trabalho. Dialogou-se com os campos da sociologia, psicologia, filosofia, economia, comunicação, ciências políticas, psicanálise, antropologia, linguística, psicodinâmica do trabalho, dentre outros. Assim, objetivou-se analisar as vivências de prazer-sofrimento que os mestrandos e doutorandos vinculados aos programas de Pós-Graduação em comunicação no Brasil tem vivenciado, através de uma pesquisa social de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico e aplicado um questionário elaborado pela própria autora e orientadora, via Google forms através de e-mail encaminhado às coordenações dos cursos de pós-graduação em Comunicação do Brasil, que foram encaminhados aos seus discentes. Recebeu-se 185 instrumentos respondidos e destes, 176 foram válidos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, compondo uma amostra não probabilística. Os dados foram analisados com o auxílio do Excel e através do SPSS e da análise de conteúdo. Constatou-se, com relação à organização do trabalho dos estudantes stricto sensu em comunicação que esta não aparece como uma causa direta para o adoecimento, possuindo fatores que podem levar tanto ao sofrimento quanto ao prazer, todavia o estudo aponta uma auto cobrança e sentimentos negativos, principalmente referente ao seu próprio desempenho na universidade, que não podem ser negligenciados, uma vez que existe o ao risco de se tornarem patologias e de serem um agravantes ao risco de suicídio. Foram apontadas várias fontes, tanto de sofrimento como conciliar o mestrado/doutorado com um trabalho remunerado, a pressão pela produção e dificuldades financeiras; algumas formas de assédios e violências e sofrimento ético; quanto de prazer e sofrimento criativo. Há uma satisfação com a universidade e o curso de pós-graduação, bem como algumas vantagens foram apresentadas pelos estudantes: desenvolvimento do pensamento crítico, possibilidade de ir para eventos/ congressos, maior motivação para estudar, dentre outras. Com relação aos destinos dados ao sofrimento, os estudantes estão conseguindo desenvolver estratégias eficazes para evitar adoecimentos, como buscar atendimento médico, psicoterapia e outros tipos de terapias, bem como a prática de exercícios físicos para liberação de estresse e sobrecarga de trabalho, além de estratégias para relaxar, se divertir, ficar com amigos e fazer atividades não relacionadas ao trabalho. Assim, conclui-se que a presente pesquisa atingiu o objetivo proposto e pode subsidiar a elaboração de projetos e ações de saúde e qualidade de vida no trabalho/estudo, direcionando assim a forma como a universidade e programas de pós-graduação stricto sensu poderão lidar com os seus estudantes.
Abstract: This research presents and broadens the debate on the visualization of the undergraduate student (whether graduation, mastering or doctorate) as a working subject, inserted in the world of work, considering the path taken by him in all his training, under the demands and responsibilities inherent in the process of training / work. It was discussed with the fields such as sociology, psychology, philosophy, economics, communication, political science, psychoanalysis, anthropology, linguistics, work psychodynamics, among others, aiming at preventing the theoretical reductionism of the researched theme. Thus, the objective was to analyze the experiences of pleasure-suffering that master's and doctoral students linked to the Postgraduate Programs in Communication in Brazil have been experiencing, through a social research of qualitative approach and descriptive and exploratory nature, in which a survey was conducted. bibliographic and applied a questionnaire prepared by the author and advisor, via Google forms through e-mail sent to the coordinators of postgraduation courses in Communication in Brazil, which were sent to their students. 185 instruments were received and 176 were valid, following the inclusion and exclusion criteria, composing a non probabilistic sample. Data were analyzed with the help of Excel and through SPSS and content analysis. It was found, regarding the organization of students' work strictu sensu in communication that this does not seem as a direct cause for illness, having factors that can lead to both suffering and pleasure, however the study points to self-collection and negative feelings , especially regarding their own university performance, which cannot be neglected, since there is a risk of becoming pathological and aggravating the risk of suicide. Several sources were pointed, as much of suffering as to reconcile the mastering / doctorate with a paid work, the pressure for the production and financial difficulties; some forms of harassment and violence and ethical suffering; As for pleasure and creative suffering, there is a satisfaction with the university and the postgraduate course; As well as some advantages were presented by the students: development of critical thinking, possibility of going to events / congresses, greater motivation to study, among others. Regarding the destinations given to suffering, students are being able to develop effective strategies to avoid illness, such as seeking medical attention, psychotherapy and other types of therapies, as well as the practice of physical activities to release stress and work overload, as well as strategies for relax, have fun, hang out with friends, and do non-work activities. Thus, it is concluded that the present research achieved the proposed objective and can support the elaboration of projects and actions of health and quality of life at work / study, thus directing the way the stricto sensu university and graduate programs can deal with your students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2954
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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