Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2929
Authors: Santos, Joselice Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Testa, Eliane Cristina
Title: O slam no ensino fundamental numa escola do município de Sítio Novo do Tocantins
Keywords: Slam; Leitura; Produção de Poesia; Letramento literário; Reading; Performance; Poetry production; Literary literacy
Issue Date: 30-Mar-2021
Citation: SANTOS, Joselice Pereira dos. O slam no ensino fundamental numa escola do município de Sítio Novo do Tocantins. 2021.109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da poesia falada no estilo slam, para o fortalecimento do ensino de poesia no Ensino Fundamental, de uma turma do 8º ano, do Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, no município de Sítio Novo do Tocantins – TO. Pontuamos aqui o porquê da escolha da turma em questão: um terço dos alunos está com distorção idade/série, ou seja, dois anos abaixo do esperado. Os mesmos apresentam problemas de leitura, e assim acabam adotando o silêncio como forma de esconder seus anseios, suas dificuldades, e sendo o slam um estilo de poesia que vivencia cenas plurais periféricas no qual grande parte dos poetas, os slammers são jovens mulheres negras comumente silenciadas pela sociedade hegemônica e que buscam por meio de suas diferentes vozes conquistar um espaço, adotamos este estilo de poesia para trabalhar com os jovens estudantes, despertando nos mesmos o grande potencial que estava adormecido dentro de si. Para tanto, adotamos como metodologia a sequência básica do letramento literário adaptada a realidade dos alunos e a nossa prática docente. Este trabalho destaca a pesquisa-ação qualitativa, de caráter intervencionista e análise hermenêutica. Como fundamentação teórica utilizamos Thiollent (2011) para conhecer os procedimentos da pesquisa-ação; nas bases teórico-analíticas do letramento literário, a partir de Cosson (2018); no debate sobre a leitura e performance, Zumthor (1997, 2005, 2018), e na perspectiva conceitual de literatura, Candido (1995) nas cenas plurais de periferia, Dalcastagné (2018). Além disso, utilizamos ideias e reflexões sobre a resistência do feminismo negro de Estrela D’alva (2009,2011), Duarte e Evaristo (2019) e Ribeiro (2018) A partir das diferentes ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, com a utilização do poema Slam evidenciamos o fortalecimento do letramento literário dos estudantes, que foi potencializado pelas leituras performáticas e a produção de poema, que se deram de forma criativa, crítica e reflexiva. Assim, os alunos puderam se aprofundar na vivência poética desse novo universo literário do slam.
Abstract: This paper aims to discuss the importance of poetry spoken in the slam style, to strengthen the teaching of poetry in elementary school, from a class of 8th grade, from Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, in the municipality of Sítio Novo do Tocantins -TO. We pointed out here the reason for choosing the class in question: a third of the students have an age / grade distortion, that is, two years below expectations. They have reading problems, so they end up adopting silence as a way of hiding their desires, their difficulties, and being slam a style of poetry that experiences peripheral plural scenes in which most of the poets, slammers are young black women commonly silenced by hegemonic society and seeking through their different voices to conquer a space, we adopted this style of poetry to work with young students, awakening in them the great potential that was dormant within them. For that, we adopted as methodology the basic sequence of literary literacy adapted to the reality of the students and our teaching practice. This work highlights qualitative action research, of an interventionist nature and hermeneutic analysis. As a theoretical basis we used Thiollent (2011) to know the action research procedures; on the theoretical-analytical bases of literary literacy, from Cosson (2018); in the debate about reading and performance, Zumthor (1997, 2005, 2018), and in the conceptual perspective of literature, Candido (1995) in the plural scenes of the periphery, Dalcastagné (2018). In addition, we used ideas and reflections on the resistance of black feminism by Estrela D'alva (2009,2011), Duarte and Evaristo (2019) and Ribeiro (2018) From the different pedagogical actions developed in the classroom, using from the poem Slam, we highlight the strengthening of students' literary literacy, which was enhanced by performance readings and the production of poems, which took place in a creative, critical and reflective way. Thus, students were able to deepen the poetic experience of this new literary universe of slam.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2929
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