Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2904
Autor(a): Cantini, Liziane Ines
Orientador: Bazzoli, João Aparecido
Título: O alcance dos ODS por meio do projeto político pedagógico das escolas municipais em Dianópolis-TO
Palavras-chave: Cidade; Educação Sustentabilidade; Agente transformador; City; Education; Sustainability; Transforming agent
Data do documento: 10-Mar-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citação: CANTINI, Liziane Ines. O alcance dos ODS por meio do projeto político pedagógico das escolas municipais em Dianópolis-TO .2021. 118f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2021.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, por meio do Projeto Político Pedagógico das escolas municipais em Dianópolis-TO, compreendendo como a educação escolar pode contribuir ou atravancar o processo de aceleração da implantação dos ODS no munícipio. Para tanto, a fundamentação teórica buscou compreender a relação entre educação e desenvolvimento, percebendo como o fator humano e social podem contribuir para o desenvolvimento local, a partir da questão educacional, assegurando ou interferindo na construção de cidades sustentáveis. Debateu-se e discutiu-se a Agenda 2030, a partir do Projeto Político Pedagógico, o qual possibilita a formação com resultados para a transformação social ao desenvolver as atividades pedagógicas nele inseridas. Com relação ao método quali/quanti e exploratória, aplicado ao presente estudo, partiu-se da caracterização do município e das escolas, relacionando os fatores sociais, econômicos e ambientais, resultado do levantamento de dados a partir de documentos, bibliografias e por meio de questionário estruturado. Por fim, para implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram apresentados procedimentos relacionados à educação básica municipal, no sentido de conscientizar a comunidade local e regional quanto à importância do processo educacional na promoção e alcance das metas da Agenda proposta pela ONU até o ano de 2030, por meio da mudança consciente de hábitos.
Abstract: This work aims to analyze the reach of the Sustainable Development Goals - SDGs, by means of the Politic-Pedagogic Project of the municipal schools in Dianópolis-TO, in an attempt to understand how school education can contribute or hinder the process of accelerating the implementation of SDGs in the municipality. For this purpose, the theoretical foundation seeks to comprehend the connection between education and development, considering how the social and human factor can add to local development, from the educational matter, ensuring or interfering in the construction of sustainable cities. It is intended to debate and discuss the Agenda 2030, from the Politic-Pedagogic Project, which enables education with results to social transformation by developing the pedagogical activities included therein. As for the quali/quanti method and exploratory applied to this study, it starts from the characterization of the municipality and schools regarding social, economic and environmental factors, the result of data collection from documents, bibliographies, and through structured questionnaires. Lastly, in order to implement the Agenda 2030 and the Sustainable Development Goals, it will be presented procedures related to the basic municipal education, in the intent of raising the awareness of the local and regional community about the importance of the educational process in promoting and achieving the Agenda goals proposed by the UN until the year 2030, through conscious change of habits.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2904
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