Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/285
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças-
dc.contributor.authorCruz, Inocência Assumpção Nunes-
dc.date.accessioned2016-11-30T13:30:19Z-
dc.date.available2016-11-30T13:30:19Z-
dc.date.issued2016-09-22-
dc.identifier.citationCRUZ, Inocência Assumpção Nunes. Educação e desenvolvimento rural: um estudo à luz de políticas públicas na microrregião de Araguaína, no estado do Tocantins. 2016. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/285-
dc.description.abstractA profile of the rural education, with the identification of problems of equity, quality and efficiency of education levels of schools in rural communities, from the perspective of autonomy for the release is the goal of this research. For this purpose, the critical analysis of the effects of public policies on the different dimensions of rural education and its effects on educational practice and management of rural school units was used as methodology, specifically the Rural Municipal School São Sebastião in Santa Fe do Araguaia, Rural Municipal School Osvaldo Freitas in Pau D'arco and Rural Municipal School Cândido Barreiras Guimarães in the district Garimpinho (Araguaína). Literature readings, document analysis and questionnaire, with characteristics of study-action, permeated with case study, based on a qualitative and quantitative analysis were carried out. We used descriptive statistics and content analysis to analyze the results. With the results found in the survey, it was found that the fragility persists in serving the education of this universe, though much has already been done to that occurring recognition of individuals living in rural Brazil. It is noticed that there is a lack of effective public policies for the field, which contributes to the demotivation of professionals working with education and, consequently, the rural exoduspt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectÊxodo ruralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicapt_BR
dc.titleEducação e desenvolvimento rural: um estudo à luz de políticas públicas na microrregião de Araguaína, no estado do Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTraça o perfil da educação do meio rural, com a identificação dos problemas de equidade, qualidade e eficiência dos níveis de ensino das escolas do meio rural, na perspectiva da autonomia para a libertação é o objetivo dessa pesquisa. Para tanto, utiliza como metodologia a análise crítica dos efeitos das políticas públicas sobre as diferentes dimensões da educação rural e seus efeitos na prática educativa e de gestão das unidades escolares rurais, especificamente as escolas Escola Rural São Sebastião, em Santa Fé do Araguaia; Escola Rural Municipal Osvaldo Freire, em Pau D’arco e Escola Municipal Cândido Barreira Guimarães, no distrito de Garimpinho (Araguaína). Realiza revisão de literatura, análise documental e aplica questionário e analisa quali-quantitativamente. Metodologicamente, faz uso de estatística descritiva e análise de conteúdo. Com os resultados verifica-se que persiste a fragilidade no atendimento à educação desse universo, embora se possa inferir que houve avanços no sentido de reconhecer os sujeitos que vivem no meio rural brasileiro. Entretanto, há falta de políticas públicas efetivas para o campo, o que contribui para a desmotivação dos profissionais que trabalham com a educação e, consequentemente, o êxodo rural.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespolpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inocência Assumpção Nunes Cruz - Dissertação.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.