Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2856
Authors: Ferreira, Rayane Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Rutileia Carvalho Xavier
Title: Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular
Keywords: Políticas públicas educacionais; Inclusão; Alunos com deficiência; Ensino regular.
Issue Date: 28-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERREIRA, Rayane Gomes. Educação especial: políticas públicas educacionais para inclusão de alunos com deficiências nas escolas de ensino regular. 2019. 55 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo de compreender o processo da educação inclusivas no ensino regular, por meio das políticas públicas educacionais para alunos com deficiências. Sabe-se que a história das pessoas com deficiência nas buscas pelos seus direitos, não é recente. As discussões sobre a construção da inclusão educacional tiveram avanço continuo, entretanto entende-se a garantia do direito a educação para as pessoas com deficiência, estar legitimada no apanhado de documentos legais existente na política. Neste sentido, buscamos analisar as principais ações, diretrizes, planos e leis voltados para a educação inclusiva no contexto brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica possibilitou um levantamento de obras sobre o tema, a documental proporcionou um aprofundamento maiores das leis implantadas ao longo do tempo, a partir da análise de diversos autores como Rampazzo, Piassa e silva (2010) Mazzotta (1996) mendes (1995) e documentos como declaração de Salamanca e a lei brasileira de inclusão contribui para o aprimoramento sobre o tema, fornecendo suporte teórico. Os resultados revelam que por meio das leis implantadas em defesa da pessoa com deficiência houveram avanços na inclusão educacional do sistema de ensino regular.
Abstract: The present work aims to understand the process of inclusive education in regular education through public educational policies for students with disabilities. It is known that the history of people with disabilities in the search for their rights is not recent. The discussions on the construction of educational inclusion have made continuous progress; however, it isunderstood to guarantee the right to education for people with disabilities, to be legitimized in the collection of legal documents in politics. In this sense, we seek to analyze the main actions, guidelines, plans and laws aimed at inclusive education in the Brazilian context. This is a bibliographical and documentary research. The bibliographical research made possible a survey of works on the subject, the documentary provided a greater deepening of the laws implanted over time, from the analysis of several authors such as Rampazzo, Piassa and silver (2010) Mazzotta (1996) mends (1995) and documents such as the Salamanca Declaration and the Brazilian Inclusion Law contribute to the improvement on the subject, providing theoretical support. The results reveal that through laws implemented in defense of the person with disabilities there have been advances in the educational inclusion of the regular education system.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2856
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