Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2847
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dc.contributor.advisorPinho, Rutileia Carvalho Xavier-
dc.contributor.authorAquino, Elisângela Glória de-
dc.date.accessioned2021-06-24T14:16:26Z-
dc.date.available2021-06-24T14:16:26Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationAQUINO, Elisângela Glória de. Tecendo teias: um olhar sobre avaliação e articulação na Escola Municipal Francisco Martins Nolêto. 2018. 72 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2847-
dc.description.abstractThis research consisted of the Course Completion Work (TCC), graduation of the Full Degree in Pedagogy - Teaching in Early Childhood Education and Initial Years of Elementary Education of the Federal University of Tocantins-UFT, Campus of Miracema do TocantinsTO , and had as objective to reflect on the evaluation process in the classes of the 5th year of the Francisco Martins Nolêto Municipal School in Miracema do Tocantins -TO. The discussions were based on the analysis of the School-Field Political Project (PPP / 2018) and official documents that guide evaluation in basic education. The theoretical framework contributed to authors who discuss the evaluation process in basic education and teacher training for the initial years of elementary school: Veiga (2002); Freire (2002); Luckesi (1998); Hadji (2001); Lime; Costa & Silva (2017); Arroyo (2001); Vasconcelos (2000); Paro (2007); Gatti (2003); Cunha (2000); Pinho (2007); Chauí (2003); Nóvoa (1992); Tardif (2002); Suanno (2015); Santos (2005); Abreu & Maseto (1990); Régnier (2002). The methodology covered in the bibliographical and descriptive research and the approach of the information was sought the approach of the qualitative research, with focus in the philosophical chain of the phenomenology. The research was based on the documentary analysis of the school-field (PPP / 2018), whose data were collected in the period from 01/04 to 06/06 of 2018. The analyzes indicate that the school-field follows an educational model directed by the municipal secretariat of education, including in reference to educational evaluation. The results indicate that the research becomes relevant for discussing the evaluation of learning as fundamental for the development not only of the students, but also of the school and the municipal network of teaching of Miracema do Tocantins-TO. On the other hand, the research shows results that can be analyzed and discussed by the school staff, aiming to verify what happened from positive and negative notes. In this way, we understand that the evaluation process is fundamental in the 5th grade classes of the field school, because the students in the following year, besides migrating to other schools, will also move on to the second phase of elementary education, which requires more in the development of skills and competences, specifically involving the summative evaluation process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectAvaliação; Ensino fundamental; Formação de professores; Práticas pedagógicas;pt_BR
dc.titleTecendo teias: um olhar sobre avaliação e articulação na Escola Municipal Francisco Martins Nolêtopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa constituiu-se no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de graduação do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Miracema do Tocantins-TO, e teve por objetivo refletir sobre avaliação e articulação do processo de avaliação nas turmas do 5º ano da Escola Municipal Francisco Martins Nolêto, em Miracema do Tocantins –TO. As discussões foram pautadas a partir da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP/2018) da escola-campo e em documentos oficiais que norteiam a avaliação na educação básica. O referencial teórico aportou em autores que dialogam sobre o processo de avaliação na educação básica e a formação de professores para os anos inicias do ensino fundamental: Veiga (2002); Freire (2002); Luckesi (1998); Hadji (2001); Lima; Costa & Silva (2017); Arroyo (2001); Vasconcelos (2000); Paro (2007); Gatti (2003); Cunha (2000); Pinho (2007); Chauí (2003); Nóvoa (1992); Tardif (2002); Suanno (2015); Santos (2005); Abreu & Maseto (1990); Régnier (2002). A metodologia abarcou na pesquisa bibliográfica e descritiva e à abordagem das informações buscou-se aporte na pesquisa qualitativa, com enfoque na corrente filosófica da fenomenologia. A pesquisa ocorreu a partir da pesquisa de campo, por meio de observações direta; análise documental do (PPP/2018) da escola-campo, cujos dados foram coletados no período de 01/04 a 20/06 de 2018. As análises indicam que a escolacampo, segue um modelo de educação direcionado pela secretaria municipal de educação, inclusive em referência a avaliação educacional. Os resultados indicam que a pesquisa se torna relevante por discutir acerca da avaliação da aprendizagem como algo fundamental para o desenvolvimento, não só dos alunos, mas também da escola e da rede municipal de ensino de Miracema do Tocantins-TO. Por outro lado, a pesquisa mostra resultados que podem ser analisados e discutidos pela equipe escolar, objetivando verificar o que houve de apontamentos positivos e negativos. Desse modo, entendemos que o processo de avaliação é fundamental nas turmas do 5º ano da escola campo, devido que os alunos no ano subsequente, além de migrarem para outras escolas, também irão passar para a segunda fase do ensino fundamental, que requer mais desenvoltura no desenvolvimento de habilidades e competências, especificamente envolvendo o processo de avaliação somativa.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação; Ensino fundamental; Formação de professores; Práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.cursoPedagogiapt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

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