Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2842
Authors: Barros, Poliana de Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Suzana Brunet Camacho da
Title: Alfabetização: conhecimentos necessários à prática docente
Keywords: Alfabetização; Letramento; Psicogênese; Ensino aprendizagem.
Issue Date: 23-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARROS, Poliana de Castro. Alfabetização: conhecimentos necessários à prática docente. 2019. 42 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa retrata reflexões em torno da temática Alfabetização e Letramento. Buscou-se identificar quais conhecimentos devem ser considerados para planejar atividades de leitura e escrita. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico que apontou os conceitos de alfabetização e letramento, a escrita como prática social, a psicogênese da língua escrita e a construção da consciência fonológica na criança como conhecimentos indispensáveis ao desenvolvimento das atividades de alfabetização. Identificar as diversas facetas da alfabetização: faceta social, psicogenética e linguística, permite perceber que a alfabetização é objeto complexo que requer estudo e aprofundamento teórico. Para tanto, utilizamos como aportes teóricos os trabalhos de Ferreiro e Teberosky (1999); Teberosky e Colomer (2003); Soares (2008, 2017); Carvalho (2009). Após o estudo bibliográfico, foi realizada uma classificação das hipóteses da escrita das crianças de uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental e pôde-se identificar que a maioria encontrava-se na hipótese pré-silábica. A partir desse levantamento foi possível planejar atividades que auxiliassem na superação de uma hipótese para a outra e com isso, valorizaram-se os conhecimentos já adquiridos pela criança e os que precisavam ser construídos a partir do desenvolvimento da consciência fonológica. Conclui-se com essa pesquisa que as atividades de alfabetização requerem o conhecimento acerca do processo de construção da escrita. Tirar o foco sobre os métodos mais adequados levam o professor a valorizar a criança como construtoras de suas próprias hipóteses, o que permite o planejamento de atividades mais específicas para a superação das hipóteses de escrita.
Abstract: This research reflects reflections on Literacy and Literature. It was sought to identify what knowledge should be considered to plan reading and writing activities. For this, a bibliographical survey was made that pointed out the concepts of literacy and literacy, writing as social practice, the psychogenesis of written language and the construction of phonological awareness in the child as knowledge essential to the development of literacy activities. Identifying the different facets of literacy: social, psychogenetic and linguistic facets, allows us to perceive that literacy is a complex object that requires study and theoretical deepening. For that, we use as theoretical contributions the works of Ferreiro and Teberosky (1999); Teberosky and Colomer (2003); Soares (2008, 2017); Carvalho (2009). After the bibliographic study, a classification of the hypotheses of the writing of the children of a class of the 1st Year of Elementary School was carried out and it was possible to identify that the majority was in the pre-syllabic hypothesis. From this survey it was possible to plan activities that would help to overcome one hypothesis for the other and with that, the knowledge already acquired by the child and those that needed to be constructed from the development of phonological awareness were valued. It is concluded from this research that literacy activities require knowledge about the process of writing construction. Focusing on the most appropriate methods leads the teacher to value the child as constructors of their own hypotheses, which allows the planning of more specific activities to overcome the hypotheses of writing.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2842
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