Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2836
Authors: Gonçalves, Elizângela Gomes Quintana
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Thiago Barbosa
Title: Semiótica e discurso na análise da obra cinematográfica “Polícia Federal: a lei é para todos”
Keywords: Semiótica greimasiana; Análise do Discurso; Sentidos internos e externos; Texto fílmico; Polícia Federal: A Lei é para Todos; Greimasian semiotics; Discourse Analysis; Internal and external senses; Film text
Issue Date: 10-Mar-2021
Citation: GONÇALVEZ, Amanda Diniz. Semiótica e discurso na análise da obra cinematográfica “Polícia Federal: a lei é para todos”.2021.155f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação trata da aplicação da Semiótica greimasiana e da Análise do Discurso para examinar as interlocuções que engendram a obra cinematográfica “Polícia Federal: A Lei é para todos” (2017), dirigida por Marcelo Antunes, baseada no livro homônimo de Carlos Graieb e Ana Maria Santos. Tem como objetivos: descrever e interpretar a “Lei1 ” como personagem protagonista a partir da película ora mencionada. Analisar os sentidos construídos a partir das relações opositivas presentes na obra. Investigar os discursos apresentados com base nos dispositivos teóricos da Análise do Discurso. E apresentar as interpretações extraídas da narrativa fílmica consubstanciadas na intersecção entre Semiótica e Análise do Discurso. A metodologia estabelecida é a pesquisa qualitativa com aporte bibliográfico, com vistas a articular conceitos à prática da investigação de discursos postos em marcha na construção fílmica em questão. Dito isso, o aparato teórico–metodológico empregado estruturou-se a partir das contribuições de Michel Pêcheux (1960, 1983, 1988, 1990, 1997, 2002, 2009 e 2010), Greimas (1973, 1975, 2014), Greimas e Courtes (1979), Fiorin (1995, 2011, 2013, 2016), Diana Luz de Barros (2001, 2002, 2005, 2011, 2012), Orlandi (1983, 1986, 1993, 2007, 2011, 2017) e Soares (2020), dentre outros que se fizeram necessários. Os resultados obtidos possibilitaram por meio da aplicação do Percurso Gerativo de Sentido extrair do nível fundamental as relações dos opostos semânticos (honestidade versus desonestidade, punibilidade versusimpunibilidade, parcialidade versus imparcialidade, e justiça versos injustiça). No tocante em nível narrativo, obtiveram-se os programas narrativos em que se configuraram os estados de transformações de um estado de conjunção para uma condição de disjunção com o objeto de valor ou vice-versa e a partir dos quais pôde-se evidenciar o agir do ser humano sobre o outro. E do nível discursivo obteve-se como temática central narrativizada a corrupção do qual se depreenderam diversas outras como: a investigação da operação Lava Jato, a cultura da desonestidade, o superfaturamento de obras públicas. Nesse sentido a aplicação da lei de forma conveniente não faz jus ao título do filme, pois apresenta divergência à luz dos fatos narrativizados, além de tráfico de drogas, prostituição, a imparcialidade das decisões judiciais. E a partir da Análise do Discurso, além desta ratificar de forma parcial os resultados obtidos com base na investigação da teoria Semiótica, pôde acrescer as interpretações e apontar a lei como protagonista da obra por meio da sua transfiguração de representação dos personagens, do delegado, juiz, promotor e procuradores. Além de apontar a falsa crítica direcionada ao personagem antagonista a corrupção do poder público como origem e único responsável de todas as mazelas sociais, pois para além deste sistema corrupto tem-se o sistema escravocrata que atualizado é refletido pela divisão das classes sociais no Brasil.
Abstract: This dissertation deals with the application of Greimasian Semiotics and Discourse Analysis to examine the interlocutions that engender the cinematographic work “Polícia Federal: a Lei é para todos” (2017), directed by Marcelo Antunes, based on the book of the same name by Carlos Graieb and Ana Maria Santos. Its objectives are: to describe and interpret the “Law” as a protagonist character based on the aforementioned film. Analyze the meanings constructed from the oppositional relations present in the work. Investigate the speeches presented based on the theoretical devices of Discourse Analysis. And to present the interpretations extracted from the film narrative embodied in the intersection between Semiotics and Discourse Analysis. The established methodology is qualitative research with bibliographic support, with a view to articulating concepts to the practice of investigating discourses set in motion in the film construction in question. That said, the theoretical-methodological apparatus employed was structured based on the contributions of Michel Pêcheux (1960, 1983, 1988, 1990, 1997, 2002, 2009 and 2010), Greimas (1973, 1975, 2014), Greimas and Courtes (1979), Fiorin (1995, 2011, 2013, 2016), Diana Luz de Barros (2001, 2002, 2005, 2011, 2012), Orlandi (1983, 1986, 1993, 2007, 2011, 2017) and Soares (2020), among others that were necessary. The results obtained made it possible, through the application of the Generative Sense Path, to extract from the fundamental level the relations of the semantic opposites (honesty versus dishonesty, punishment versus impunibility, partiality versus impartiality, and justice versus injustice). Regarding the narrative level, narrative programs are obtained in which the states of transformation of a state of conjunction were configured for a condition of disjunction with the object of value or vice-versa and from which it was possible to demonstrate the act of man over man. And from the discursive level, corruption became the central theme narrated, from which several others emerged, such as: the investigation of the Lava Jato operation, the culture of dishonesty, the overpricing of public works. In this sense, the application of the law in a convenient way does not live up to the title of the film, as it presents divergence in the light of the narrated facts, in addition to drug trafficking, prostitution, the impartiality of judicial decisions. And from Discourse Analysis, in addition to partially ratifying the results obtained based on the investigation of Semiotic theory, he was able to add interpretations and point out the law as the protagonist of the work through his transfiguration of the representation of the characters, of the delegate, judge, prosecutor and prosecutors. In addition to pointing out the false criticism directed at the antagonistic character, the corruption of the public power as the origin and sole responsible for all social problems, because in addition to this corrupt system, there is the slave system that is updated and reflected by the division of social classes in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2836
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