Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2826
Authors: Oliveira, Bruna de
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Márcio Antônio Cardoso
Title: A importância do estágio para a formação docente
Keywords: Estágio supervisionado; Formação docente; Prática pedagógica; Formação profissional.
Issue Date: 18-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Bruna de. A importância do estágio para a formação docente. 2018. 39 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo sistematizar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado da turma de concluintes 2017/1. Trago para contribuir com a minha pesquisa três monografias sobre o Estágio Supervisionado vivenciado no curso de Pedagogia (licenciatura) do campus Universitário de Miracema/UFT: Jesus (2008); Silva (2009) e Neves (2011). Utilizei nesta experiência com o ensino a metodologia da pesquisa qualitativa e da entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. Como fundamentação teórica utilizei Marconi & Lakatos (1986), Gerhardt & Silveira (2009) e Poupart (2008) que além de nortearem meu exercício como pesquisadora, também contribuíram para meu conhecimento acadêmico. Por fim, minhas opiniões sobre o Estágio Supervisionado. A parte prática do nosso curso possui inúmeros problemas, mas, não posso deixar de mencionar o enorme aprendizado que tivemos durante o estágio, pois ensinar é uma via de mão dupla, ensino e aprendo ao mesmo tempo com meus alunos.
Abstract: The present work aims to systematize the experience experienced in the Supervised Internship of the graduating class of 2017/1. I bring three monographs on Supervised Internship in the course of Pedagogy (undergraduate) of the University campus of Miracema / UFT: Jesus (2008) to contribute to my research; Silva (2009) and Neves (2011). I used in this teaching experience the qualitative research methodology and the structured interview as a data collection instrument. As a theoretical basis, I used Marconi & Lakatos (1986), Gerhardt & Silveira (2009) and Poupart (2008) who, besides guiding my exercise as a researcher, also contributed to my academic knowledge. Finally, my opinions on the Supervised Internship. The practical part of our course has many problems, but I can not fail to mention the enormous learning that we had during the internship, because teaching is a two-way, teaching and learning with my students at the same time.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2826
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna de Oliveira - Monografia.pdf493.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.