Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2817
Authors: Pedroni, Vinícius Hidalgo
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Neila Nunes de
Title: Contribuições do ensino de libras nos cursos de licenciatura
Keywords: Surdos; Ouvintes; Libras; Formação docente; Deaf; Listeners; Libras; Teacher training
Issue Date: 1-Mar-2021
Citation: PEDRONI, Vinícius Hidalgo. Contribuições do ensino de libras nos cursos de licenciatura.2021.106f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação reflete a continuação de pesquisas interessadas em compreender as dificuldades de relacionamento entre as culturas surda e ouvinte. Dificuldades estas, observadas não só no decorrer da história da educação, mas ao longo de toda a história dos surdos. É notória a segregação dos surdos convivendo em pequenas comunidades, nos mais variados espaços de socialização. Neste sentido, a pesquisa em questão se propôs a investigar qualitativamente são as contribuições que o ensino obrigatório de Língua de Sinais Brasileira, em diferentes cursos de licenciatura, vem trazendo para a diminuição ou até uma possível eliminação de barreiras que impedem a convivência entre esses dois grupos: surdos e ouvintes. Para tanto, apresentamos no texto uma revisão dos principais teóricos ligados a educação de surdos, a cultura e identidade surda e à língua de sinais como Quadros (2013), Perlin (2003) e Felipe (2001). Também contextualizamos aqui alguns aspectos do ensino de Libras para ouvintes em especial nos cursos de formação de professores, fizemos uma caracterização dos cursos pesquisados nos campus de Arraias e Porto Nacional, da UFT – Universidade Federal do Tocantins e, finalizamos a dissertação, apresentamos a metodologia de pesquisa e a análise dos resultados encontrados, que nos mostrou dificuldades na aprendizagem de Libras em razão da ausência de prática de conversação durante as aulas, da quantidade de horas-aula insuficiente para o estudo da disciplina e da ausência de metodologia específica para seu ensino. Esses resultados revelaram uma incompleta capacidade do futuro professor em usar a língua de sinais para melhor atender um aluno com surdez.
Abstract: The present dissertation reflects the continuation of researches interested in understanding the relationship difficulties between deaf and hearing cultures. These difficulties, observed not only throughout the history of education, but throughout the history of the deaf. It is notorious the segregation of the deaf living in small communities, in the most varied spaces of socialization. In this sense, the research in question set out to investigate qualitatively what are the contributions that the mandatory teaching of Brazilian Sign Language in different degree courses has been bringing to the reduction or perhaps even a possible elimination of barriers that prevent the full coexistence between these two groups: deaf and hearing. To this end, we present in the text a review of the main theorists related to the education of the deaf, culture and deaf identity and sign language such as Quadros (2013), Perlin (2003) and Felipe (2001). We also contextualize here some aspects of Libras teaching to listeners, especially in teacher training courses, we characterize the courses researched at the Arraias and Porto Nacional campuses, at UFT - Federal University of Tocantins and, finalize the dissertation, we present the methodology research and the analysis of the results found, which showed us difficulties in learning Libras due to the lack of conversation practice during classes, the insufficient amount of class hours to study the discipline and the absence of specific methodology for its teaching . These results revealed an incomplete ability of the future teacher to use sign language to better serve a student with deafness.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2817
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinícius Hidalgo Pedroni - Dissertação.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.