Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2814
Authors: Sousa, Antonia Albaneide de
metadata.dc.contributor.advisor: Fuza, Ângela Francine
Title: Projeto didático de leitura e escrita do gênero poema a partir da obra “Felpo Filva”
Keywords: Projeto didático; Leitura e Escrita; Gênero discursivo; Poema; Didactic project; Reading and Writing; Speech genres; Poem
Issue Date: 30-Sep-2020
Citation: SOUSA, Antonia Albaneide de. Projeto didático de leitura e escrita do gênero poema a partir da obra “Felpo Filva”.2020.170f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Segundo Bakhtin (2003 [1979]), os gêneros discursivos são as representações dos enunciados (orais ou escritos), constituídos por conteúdo temático, forma composicional e estilo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o trabalho com o gênero poema pode ser efetivado por meio de projeto didático de leitura e escrita, em diálogo com o livro literário. Para alcançar o objetivo proposto, buscam-se, especificamente: a) elaborar projeto didático de leitura e escrita de poema, de modo a englobar, além do trabalho com o gênero, um estudo mais abrangente de leitura do livro “Felpo Filva” (FURNARI, 2006); b) desenvolver atividades que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos por parte dos alunos; c) caracterizar de que forma o projeto didático elaborado pode contribuir para a formação e o desenvolvimento do aluno-leitor escritor-crítico. Por conseguinte, este trabalho, de cunho bibliográfico, está situado na Linguística Aplicada, fundamentando-se teoricamente na concepção de linguagem como interação, segundo pressupostos do Círculo de Bakhtin (1919-1974), assim, como nos estudos sobre leitura e escrita à luz dessa perspectiva. Ademais, o trabalho ancora-se teórico-metodologicamente no projeto didático de leitura e escrita de gênero, proposto por Lopes-Rossi (2002a, 2002b, 2008) e desenvolvido por outros autores, como Ohuschi (2018; 2019). O projeto, apresentado neste estudo, divide-se em duas partes. A primeira está direcionada à leitura, passo a passo, da obra “Felpo Filva” (FURNARI, 2006), constando os indicativos de como o professor pode proceder. A segunda, apresenta os Módulos didáticos de leitura e escrita do gênero poema, com atividades que contemplam o contexto de produção, o conteúdo temático, a compreensão e interpretação do texto, a qual esfera pertence, a construção composicional e o estilo, assim como o Módulo de escrita e de circulação do gênero. Por meio da elaboração do projeto, constata-se que essa abordagem teórico metodológica pode possibilitar ao professor: (a) integrar o trabalho com o gênero poema e o texto literário; (b) trabalhar de forma gradual, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, almejando desenvolver habilidades de leitura e escrita; (c) dialogar com o texto literário, especificamente, com o poema; (d) conhecer os aspectos constituintes do gênero poema, como tema, forma e estilo.
Abstract: According to Bakhtin (2003 [1979]), speech genres are representations of utterances (oral or written), consisting of thematic content, compositional structure and style. It is understood that working with speech genres in the classroom, it is necessary to think about the theoretical-methodological perspectives to better address them in Portuguese language classes. The general objective of this work is to understand how the work with the poem genre can be accomplished through a didactic project of reading and writing, in dialogue with the literary book. In order to achieve the proposed objective, we specifically seek: a) to elaborate a didactic project of reading and writing poems, in order to include, in addition to working with the genre, a more comprehensive study of reading the book “Felpo Filva” (FURNARI , 2006); b) develop activities that can help students to develop reading and writing skills; c) to characterize how the didactic project elaborated can contribute to the formation and development of the student-reader-writer-critic. Therefore, this work, of bibliographic nature, is located in Applied Linguistics, theoretically based on the conception of language as interaction, according to the assumptions of the Bakhtin’s Circle. (1919-1974), as well as in the studies on reading and writing light of that perspective. Furthermore, the work is theoretically and methodologically anchored in the didactic project of reading and writing gender, proposed by Lopes-Rossi (2002a, 2002b, 2008) and developed by other authors, such as Ohuschi (2018; 2019). The project, presented in this study, is divided into two parts. The first is aimed at reading, step by step, the work “Felpo Filva” (FURNARI, 2006), with indications of how the teacher needs to proceed. The second, presents the didactic modules of reading and writing of the poem genre, with activities that contemplate the context of production, the thematic content, the understanding and interpretation of the text, to which sphere it belongs, the compositional construction and the style, as well as the Writing and circulation module of the genre. Through the elaboration of the project, it appears that this theoretical-methodological approach can enable the teacher to: (a) integrate work with the genre poem and literary text; (b) work gradually, starting from the students' previous knowledge, aiming to develop reading and writing skills; (c) dialogue with the literary text, specifically, with the poem; (d) know the constituent aspects of the poem genre, such as theme, form and style.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2814
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonia Albaneide de Sousa - Dissertação.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.