Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2810
Authors: Botelho, João Carlos
metadata.dc.contributor.advisor: Ludwig, Carlos Roberto
Title: Práticas de leitura e escrita na perspectiva da pedagogia pós-método: percepções e implicações discursivas nas vozes dos docentes
Keywords: Multiletramentos; Multimodalidades; Pedagogia Pós-Método; Ensino de Línguas; Multilaments; Multimodalities; Digital technologies; Languageteaching
Issue Date: 3-Mar-2020
Citation: BOTELHO, João Carlos. Práticas de leitura e escrita na perspectiva da pedagogia pós-método: percepções e implicações discursivas nas vozes dos docentes .2019.119f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Dentro da perspectiva (trans)interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa tem o objetivo de trazer uma reflexão teórica, a partir de uma concepção dialógica da linguagem e da pedagogia do pós-método (KUMARAVADIVELU, 1994; 2001), sobre o uso das multissemioses aplicadas aos multiletramentos, no contexto do Ensino Profissionalizante Integrado ao Ensino Médio – EPIEM do IFTO, Campus Palmas. Para a análise dos dados recorremos à noção de dialogismo, proposta por Bakhtin, por entendermos que o princípio dialógico apaga as fronteiras do texto como totalidade fechada. Além disso, fundamentaremos a análise com os estudos que discutem sobre os multiletramentos no desenvolvimento do ensino de línguas, com foco na leitura e escrita, às várias concepções e reflexões sobre a multiplicidade dos textos. O estudo foi realizado sob a lógica da pesquisa qualitativa, quanto à sua abordagem, que se desenvolveu a partir de uma análise interpretativa de dados quantitativos, respectivos ao trabalho didático-pedagógico do professor de línguas do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação do Tocantins - IFTO – Campus Palmas e respectivos à geração de resultados; como uma pesquisa básica quanto à sua natureza; como uma pesquisa descritiva e exploratória, quanto ao objetivo; e como uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, quanto aos procedimentos. Nessa perspectiva, a pesquisa foi desenvolvida tendo como foco a abordagem das multimodalidades de textos, sugerindo uma pedagogia voltada para as práticas sociais, centrada nos sujeitos como agentes em seus próprios processos de conhecimento, adotando-se o viés do pós-método. Principalmente, quando focamos na temática do ensino da leitura e da escrita sob um contexto hipermoderno, dos multiletramentos e multimodalidades, de acordo com o que dispõe Rojo (2012) e Cope e Kalantzis (2009). O objeto de estudo desta pesquisa apontou uma base coerente para o entendimento das fases que constituem a abordagem do ensino e aprendizagem de línguas, dentro da perspectiva das múltiplas semioses que integram os novos textos, que propiciam a reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita na sociedade atual. Para tanto, a pesquisa usou como embasamento o chamado círculo de Bakhtin, que são concepções que não compreendem o discurso apenas como um estilo, mas nos significados, com foco na aprendizagem aberta às diferenças, mudanças e inovações, multiplicidade cultural que se inter-relaciona e na pluralidade de textos que circulam nas sociedades contemporâneas, considerando a flexibilidade, as formas criativas e a refração dos sentidos dos enunciados, de acordo com suas formas de pesquisa de campo que propiciou a aplicação de dois questionários e uma oficina, denotando que: os professores (sujeitos) conhecem, mas não dão a devida importância, bem como não detêm os multiletramentos; são desenvolvidas estratégias de ensino com o uso da pedagogia dos multiletramentos; as Tecnologias Digitais são utilizadas nas atividades pedagógicas do ensino de línguas, mas não é um uso planejado e com foco nos multiletramentos, todavia contribui para que o aluno se aproprie das habilidades e competências do sistema de leitura e escrita; a promoção/disseminação e qualificação da participação multiletrada na hipermodernidade é possível a partir de um processo de formação intencional embasado no contexto das prática sociais da contemporaneidade, e isso é viável por meio de uma docência crítica e reflexiva, que propicie experiências reais com as multissemioses da linguagem; as práticas de leitura e escrita devem contemplar o pluralismo linguístico e sociocultural das multimodalidades, a partir das práticas sociais. Dessa forma, as respostas obtidas contemplaram o alcance dos objetivos propostos para esta pesquisa.
Abstract: Within the (trans) interdisciplinary perspective of Applied Linguistics, this research aims to bring a theoretical reflection, from a dialogical conception of language, on the use of Digital Communication and Information Technologies in language teaching under the approach of multimodalities applied to multiliteracies, in the context of technical high school,Campusat Palmas. To this end, we resorted to the notion of dialogism, proposed by Bakhtin, to studies that discuss digital technologies in the development of reading and writing in hypermodernity, to various conceptions and reflections on the multiplicity of texts. The study was conducted under the logic of qualitative research, as its approach, which was developed from an interpretative analysis of quantitative data, related to the didactic-pedagogical work of the teacher of languages of the Integrated High School (EMI) of the Federal Institute of Tocantins Education - IFTO - Campus Palmas and respective to the generation of results; as basic research as to its nature; as a descriptive and exploratory research as to the objective; and as a bibliographical, documentary and field research, regarding the procedures. From this perspective, the research was developed focusing on the approach of text multimodalities, suggesting a pedagogy focused on social practices, centered on the subjects as agents in their own knowledge processes. Especially when we focus on the subject of teaching reading and writing in a hypermodern context, dominated by ICTs, multi-elements and multi-modalities, according to what Rojo (2012) provides. The object of study of this research pointed a coherent basis for the understanding of the phases that constitute the approach of the teaching and learning of languages, within the perspective of the multiple semioses that integrate the new texts, that allow the reflection on the teaching of the reading and the writing. in the hypermodern society dominated by information and communication technologies. To this end, the research used as basis Bakhtin's circle, which are conceptions that do not understand discourse only as a style, but in meanings, focusing on learning open to differences, changes and innovations, cultural multiplicity that interrelates and in the plurality of texts that circulate in contemporary societies, considering the flexibility, the creative forms and the refraction of the meanings of the utterances, according to their forms of plurilingualism. The results of the research appear in the presentation of an analysis developed from the theoretical methodological paths of the present study, based on the data generated, mainly with the field research that provided the application of two questionnaires and a workshop, denoting that: teachers (subjects) know, but do not give due importance, as well as do not hold the multi instruments; teaching strategies are developed using digital information and communication technologies (TDICs), but this use is not intentionally made in the light of multi-tooling pedagogy; Digital Technologies are used in the pedagogical activities of language teaching, but it is not a planned use and focus on the multi-tools, nevertheless contributes to the student to appropriate the skills and competences of the reading and writing system; The promotion / dissemination and qualification of multi-literate participation in hypermodernity is possible from an intentional formation process based on the context of contemporary social practices, and this is viable through a critical and reflective teaching, which provides real experiences with ICTs. and the multisemioses of language; Reading and writing practices should contemplate the linguistic and sociocultural pluralism of multimodalities, based on social practices. Thus, the answers obtained contemplated the achievement of the objectives proposed for this research.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2810
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