Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2790
Authors: Morais, Tássia Aparecida Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Márcio Antônio Cardoso
Title: Experiência coletiva com o ensino em estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus Universitário de Miracema /UFT
Keywords: Experiência; Pesquisa; Documentos/Relatórios; Estágio Supervisionado.
Issue Date: 9-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MORAIS, Tássia Aparecida Vieira. Experiência coletiva com o ensino em estágio supervisionado no curso de Pedagogia do Campus Universitário de Miracema /UFT. 2021. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo a reflexão/sistematização das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado das turmas de concluintes 2018/2 e 2019/2. Ele foi construído num processo de formação conduzida pela pesquisa qualitativa, apropriando-me dos documentos/relatórios do Setor de Estágio do campus Universitário de Miracema/UFT, pois, analisa de forma mais clara as três áreas educacional: Urbana, Indígena e Campo. Trago para contribuir com a minha pesquisa quatro monografias sobre o Estágio Supervisionado vivenciado no curso de Pedagogia (Licenciatura) do Campus Universitário de Miracema/UFT: Jesus (2008); Silva (2009); Neves (2011) e Oliveira (2018). Utilizei nesta experiência com o ensino a metodologia que engloba três procedimentos: a pesquisa qualitativa, como se faz uma leitura hermenêutico-filosófica e, o que é um relatório. Como fundamentação teórica utilizei Rohden (2004) que, além de nortear meu exercício como pesquisadora, também contribuiu para meu conhecimento acadêmico. Por fim, minhas opiniões sobre o Estágio Supervisionado. A parte prática do nosso curso possui inúmeros problemas, mas, não posso deixar de mencionar o enorme aprendizado que tive durante o estágio, pois ensinar é uma via de mão dupla, pois, ao mesmo tempo que ensino, aprendo.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo la reflexión/sistematización de las experiencias vividas durante la práctica de los egresados 2018/2 y 2019/2. Se construyó en un proceso de formación realizado mediante investigación cualitativa, apropiándose de los documentos/informes del Sector de Prácticas del Campus Universitario de Miracema/UFT, que analiza con mayor claridad las tres áreas educativas: Urbana, Indígena y Campo. Traigo para aportar con mi investigación cuatro monografías sobre la práctica vivida en el curso (Licenciatura) de Pedagogía en el Campus Universitario de Miracema/UFT: Jesús (2008); Silva (2009); Neves (2011) y Oliveira (2018). En esta experiencia docente utilicé la metodología que engloba tres procedimientos: investigación cualitativa, como hacer una lectura hermenéutico-filosófica y, que es un informe. Como fundamento teórico utilicé Rohden (2004) que, además de orientar mi ejercicio como investigador, también contribuyó a mi conocimiento académico. Finalmente, mis opiniones sobre la práctica. La parte práctica de nuestro curso tiene numerosos problemas, pero no puedo dejar de mencionar el enorme aprendizaje que tuve durante la práctica, ya que la enseñanza es una calle de doble sentido, pues, al mismo tiempo que enseño, aprendo.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2790
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tássia Aparecida Vieira Morais - Monografia.pdf534.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.