Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2754
Autor(a): Marques, Géssyka Shiara Santos
Orientador: Campos, Daniela Silva Costa
Título: A literatura infanto-juvenil como mediação das competências socioemocionais
Palavras-chave: Competências socioemocionais;Literatura infanto-juvenil;Educação Integral;Socioemotionals Competences;Child-juvenile Literature;Integral Education
Data do documento: 28-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MARQUES, Géssyka Shiara Santos. A literatura infanto-juvenil como mediação das competências socioemocionais. 2018. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2018.
Resumo: Dentre as competências previstas para a formação dos alunos da educação básica (BNCC, 2017), apresentam-se as competências socioemocionais e a indicação de que as mesmas devem inter-relacionar-se e desdobrarem-se no tratamento didático pelos professores. O presente estudo analisa a contribuição da literatura na mediação dos aspectos socioemocionais, além de apresentar algumas propostas de atividades autorais. O referencial teórico trata de explicitar as características intrínsecas à literatura, em especial da literatura infanto-juvenil, que auxiliam a articulação entre os aspectos específicos da área de Língua portuguesa e os aspectos socioemocionais, além de estudos em psicologia para auxiliar a compreensão do conceito ‘competências socioemocionais”. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e que utiliza a metodologia proposta por Salom et al (2015) para a elaboração das atividades. Conclui-se que a literatura, em especial a infanto-juvenil tem grande potencial para contribuir com o desenvolvimento das competências socioemocionais, uma vez que nas obras literárias é possível encontrar o senso de nós mesmos e da comunidade a que pertencemos, auxiliando o desenvolvimento de competências como a autorealização, a empatia e a resolução de problemas.
Abstract: Among the competences foreseen for the students formation of the basic education (BNCC,2017), are presented the socioemotionals competences and the indication that those one should interrelate and be expanded in the didactic by the teachers. The present study analyzes the contribuition of the literature in the mediation of the socioemotinals aspects, besides presents some proprosals of copyright activities. The theoretical references treat to make explicit the intrisic characteristics to the literature, in special of the child-juvenile literature, that helps the articulation between the specifics aspects of the Portuguese language area and the socioemotionals aspects, besides studies in psycology to help the understanding of the concept “socioemotionals competences”. It is about a bibliographical research that uses the proposed methodology by Salom et al (2015) for the elaboration of activities. It is concluded that the literature, in special the child-juvenile has a big potencial to contribute with the development of socioemotionals competences, once that in the literary works is possible find the sense of ourselves and the community we belong to, helping the development of competencies as the self-realization, the empathy and the resolution of problems.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2754
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