Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2722
Autor(a): Pinheiro, Camila Barbosa
Orientador: Ludwig, Carlos Roberto
Título: Indícios de interlíngua em sinalizantes ouvintes da Libras
Palavras-chave: Libras;Língua;Interlíngua;Aprendizes ouvintes.;Brazilian Sign Language (Libras);Interlanguage;Hearing learners
Data do documento: 25-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PINHEIRO, Camila Barbosa. Indícios de interlíngua em sinalizantes ouvintes da Libras. 2021. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: Dentro do processo de aquisição e aprendizagem de uma língua que não seja a língua materna, existem fenômenos linguísticos que acontecem com o aprendiz, que não tem consciência de tal, mas faz uso. A presente pesquisa tem como propósito expor o processo de aquisição da Libras como L2 por ouvintes e mostrar prováveis indícios que apontam a interlíngua como apoio na produção da L1 (primeira língua) sobre a L2 (segunda língua), nas sinalizações de ouvintes aprendentes de LIBRAS. Foram analisados quatro vídeos da plataforma YouTube, nos quais há sinalizantes ouvintes em fase de aprendizagem e alguns já com fluência na LIBRAS. Foi percebido a presença da interlíngua no nível sintático, cuja estrutura linguística se assemelha à língua portuguesa. Nesse sentido, é importante que o aprendiz e o docente tenham consciência do risco de a interlíngua se tornar, com o passar dos anos, uma estrutura fossilizada, a qual pode ser difícil de ser modificada.
Abstract: Within the process of acquiring and learning a language other than the mother tongue, there are linguistic phenomena that happen to the learner, who is not aware of it, but makes use of it. The purpose of this research is to discuss the process of acquiring Libras as L2 by hearing learners and to demonstrate probable traits that point to interlanguage as support in the production of L1 (first language) to L2 (second language), in the signing of hearing learners of Libras. Four videos from the YouTube platform were analyzed, in which there are signing hearing learners in the learning phase and some already fluent in LIBRAS. It was noticed the presence of interlanguage at the syntactic level, whose linguistic structure is similar to the Portuguese language. In that sense, it is important that the learner and the teacher are aware of the risk of the interlanguage becoming, over the years, a fossilized structure, which can be difficult to modify.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2722
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