Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2711
Authors: Viana, Tatiana Medeiros Noleto
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Raí Vieira
Title: Serviço Social na educação: desafios e possibilidades do exercício profissional em experiências do Tocantins
Keywords: Serviço Social; Educação; Exercício profissional; Desafios.
Issue Date: 14-May-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: VIANA, Tatiana Medeiros Noleto. Serviço Social na educação: desafios e possibilidades do exercício profissional em experiências do Tocantins. 2020. 84 f. Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca dar visibilidade aos resultados apreendidos sobre a inserção do Serviço Social na Educação apresentando os desafios e as possibilidades do exercício profissional do Assistente Social no Tocantins a partir das experiências desenvolvidas nos municípios de Miracema do Tocantins e Palmas. Os objetivos específicos consistem em apresentar os vínculos entre Serviço Social e educação; discutir a política educacional na perspectiva da questão social; e refletir sobre os parâmetros do exercício profissional do Assistente Social na política de educação. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de natureza qualitativa subsidiada através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo realizada através da utilização de entrevistas semi-estruturadas destinadas às assistentes sociais inseridas no campo educacional. Inicialmente apresentamos uma contextualização sobre a educação no Brasil, enfatizando também o Serviço Social e a educação e finalizamos destacando questões que envolvem o trabalho do assistente social na educação bem como os desafios e as possibilidades a partir da realidade pesquisada. Ressaltamos a importância da inserção profissional nessa área por considerar as expressões da questão social que atravessam a política educacional.
Abstract: This research seeks to give visibility to the results learned about the insertion of Social Work in Education, presenting the challenges and the possibilities of the professional practice of Social Workers in Tocantins from the experiences developed in the municipalities of Miracema do Tocantins and Palmas. The specific objectives are to present the links between Social Work and education; discuss educational policy from the perspective of the social issue; and reflect on the parameters of the Social Worker's professional practice in education policy. From a methodological point of view, the research is of a qualitative nature subsidized through bibliographic, documentary and field research, being carried out through the use of semi-structured interviews for social workers in the educational field. Initially, we present a contextualization about education in Brazil, also emphasizing Social Work and education and we end by highlighting issues that involve the work of the social worker in education as well as the challenges and possibilities based on the researched reality. We emphasize the importance of professional insertion in this area, considering the expressions of the social issue that cross educational policy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2711
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