Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2708
Autor(a): Nascimento, Romário Rocha do
Orientador: Neto, Antônio José Pedroso
Título: O rating soberano na cobertura do jornalismo econômico digital: a homogeneidade categórica dos veículos de comunicação e a homologia entre o campo econômico e o do jornalismo
Palavras-chave: Campo do jornalismo; Homogeneidade; Homologia; Jornalismo Econômico; Rating soberano; Journalism Field; Homogeneity; Homology; Economic Journalism; Sovereign Rating
Data do documento: 5-Mar-2021
Citação: NASCIMENTO, Romário Rocha do. O rating soberano na cobertura do jornalismo econômico digital: a homogeneidade categórica dos veículos de comunicação e a homologia entre o campo econômico e o do jornalismo. 2021. 216f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2021.
Resumo: Esta dissertação buscou refletir sobre o processo de midiatização do jornalismo econômico digital, ao reproduzir o conteúdo sobre o rating soberano brasileiro, emitido pelas Agências de Classificação de Risco (ACR’s), Fitch, Moody’s e Standards & Poor’s. A pesquisa partiu da análise de publicações das editorias de economia dos veículos de comunicação digital Folha Mercado, Estadão Economia, Reuters Market e Agência Brasil Economia, que representam os veículos de cobertura econômica da categoria “Economy and business news”; e também do Infomoney, Valor econômico, Investing e Advfn, que representam os veículos da categoria “Financial Market News website”. A análise também proveu dos relatórios sintéticos das Agências de Classificação de Risco, Fitch, Moody’s e Standards & Poor’s, sobre avaliação do rating soberano brasileiro. A pesquisa buscou verificar se o jornalismo econômico produziu bens simbólicos homogêneos e se os jornalistas econômicos desconsideraram questões de cunho político ao midiatizarem notações e perspectivas de rating soberano para o mercado financeiro, entre 2011 e 2017. Através da literatura foram discutidos vários fundamentos para pesquisa: do lado jornalístico, as acepções teóricas sobre os efeitos da mídia, a produção social da notícia, os jornalistas e jornalistas de economia; do lado do rating soberano, os padrões de classificação de variáveis econômicas, o papel das métricas na economia contemporânea, as finanças, as ACR’s, a história e suas metodologias. Para os fundamentos de base da pesquisa foram discutidas concepções teóricas de Bourdieu sobre o campo do jornalismo, o campo econômico, os produtos simbólicos e poder simbólico; para afirmação dos problemas de pesquisa, colocou-se em evidência a influência da ciência econômica, enquanto modelo econômico dominante. Como métodos de análise, aderiu-se a aplicação da análise de enquadramento e vozes nas publicações jornalísticas, e enquadramento para os relatórios das ACR’s. Para objetivar e comparar o espaço dos enquadramentos das ACR’s, do jornalismo econômico e das vozes, adotou-se as técnicas de Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e análise estatística descritiva. Nos resultados, observou-se que entre os veículos de comunicação há uma homogeneidade categórica, que varia de posições e oposições das categorias de análise, ou seja, por distinções de problemas de ordem econômica, política, períodos ou por vozes. Tem-se como resultado relevante, a heterogeneidade da editoria digital de economia do Estado de S. Paulo, o Estadão Economia, que tem um conteúdo dissimilar, sendo oposto aos demais veículos, inclusive os da sua própria categoria. A análise das vozes mostrou que os jornais tenderam midiatizar, na maioria das vezes, vozes de profissionais e gestores de instituições financeiras, especialistas das ACR’s, representantes da articulação pública do governo e economistas de entidades empresariais. Para a despolitização, observou se que os veículos não diluem o conteúdo da esfera política, ao contrário, é altamente difundido pelo jornalismo econômico. Por esse mesmo resultado, constatou-se que há um forte nível de homologia entre o campo econômico e o campo do jornalismo, isto é, os jornalistas pouco modificaram a ordem imposta pelo campo econômico.
Abstract: This dissertation sought to reflect on the process of mediatization of digital economic journalism, when reproducing the content about the Brazilian sovereign rating, issued by the Credit Rating Agencies (CRA's), Fitch, Moody's and Standards & Poor's. The research was based on the analysis of publications of the economy sections of the digital communication vehicles Folha Mercado, Estadão Economia, Reuters Market and Agência Brasil Economia, which represent the vehicles of economic coverage of the "Economy and business news" category; and also of Infomoney, Valor Econômico, Investing and Advfn, which represent the vehicles of the "Financial Market News website" category. The analysis also provided the synthetic reports of the Rating Agencies, Fitch, Moody's and Standards & Poor's, on the evaluation of the Brazilian sovereign rating. The research aimed to verify whether economic journalism produced homogeneous symbolic goods and whether economic journalists disregarded political issues when mediatizing sovereign rating ratings and outlooks for the financial market, between 2011 and 2017. Through the literature, several grounds for research were discussed: on the journalistic side, the theoretical acceptations on media effects, the social production of news, journalists and economics journalists; on the sovereign rating side, the rating standards of economic variables, the role of metrics in contemporary economics, finance, ACR's, history and their methodologies. For the research foundation, Bourdieu's theoretical conceptions of the journalism field, the economic field, symbolic products and symbolic power were discussed; for the research problem statement, the influence of economic science as the dominant economic model was highlighted. As methods of analysis, we adhered to the application of framing and voice analysis to the journalistic publications, and framing to the ACR's reports. To objectify and compare the space of the framing of the ACR's, the economic journalism and the voices, the techniques of Multiple Correspondence Analysis (MCA) and descriptive statistical analysis were adopted. In the results, it was observed that among the communication vehicles there is a categorical homogeneity, which varies from positions and oppositions of the analysis categories, that is, by distinctions of problems of economic, political, periods or by voices. A relevant result is the heterogeneity of the digital economy editorship of Estado de S. Paulo, Estadão Economia, which has dissimilar content, being opposed to other vehicles, including those of its own category. The analysis of the voices showed that the newspapers tended to mediatize, most of the time, the voices of professionals and managers of financial institutions, experts from CRA's, representatives of the government's public articulation, and economists from business entities. For depoliticization, it was observed that the vehicles do not dilute the content of the political sphere, on the contrary, it is highly diffused by economic journalism. By this same result, it was found that there is a strong level of homology between the economic field and the journalism field, that is, journalists have little modified the order imposed by the economic field
URI: http://hdl.handle.net/11612/2708
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