Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2692
Autor(a): Oliveira, Rafael Silva
Orientador: Soares, Paulo Sérgio Gomes
Título: Educação estética em Marcuse: avaliação em Filosofia para além do textual
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Teoria Crítica; Avaliação estética; Metodologia do Ensino de Filosofia; Teaching Philosophy; Critical Theory; Aesthetic Evaluation; Methodology of Teaching Philosophy
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: OLIVEIRA, Rafael Silva. Educação estética em Marcuse: avaliação em Filosofia para além do textual.2019.163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2019.
Resumo: A dissertação apresenta o desenvolvimento e o resultado de uma pesquisa teórico-prática que se apropria das reflexões do filósofo Herbert Marcuse sobre a dimensão estética para pensar atividades didático-pedagógicas interdisciplinares, mais especificamente, aquelas direcionadas para a avaliação no Ensino de Filosofia. A prática de ensino em sala de aula se pautou em uma metodologia do Ensino de Filosofia que estimulou a crítica, nos moldes da Teoria Crítica da Sociedade, embora o fulcro da pesquisa tenha sido o que denominamos “avaliação estética”, uma forma de avaliar que estimulou um processo de ensino e aprendizagem em filosofia de forma alternativa - cantando, pintando, fotografando etc. -, sem fugir da leitura e do texto e dos temas e problemas filosóficos tratados na História da Filosofia. O objetivo foi verificar em que medida as avaliações estéticas, que utilizam parâmetros artísticos, podem contribuir no processo formativo. As intervenções ocorreram em 2017 com quatro turmas de 1° ano do Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO/Campus Palmas). Cerca de 120 estudantes participaram da pesquisa, num contexto em que duas aulas semanais, com cinquenta minutos cada, serviram para aplicação das intervenções. As avaliações estéticas relacionaram Filosofia e Artes partindo ora da arte como reflexão para a produção textual e, na maioria das vezes, do texto filosófico para a produção artística. Os estudantes foram levados a produzir textos filosóficos interpretando formas artísticas, mas, sobretudo, foram instigados a apresentar diferentes expressões artísticas sobre os temas filosóficos tratados em sala de aula. A pesquisa qualitativa seguiu os pressupostos metodológicos da Teoria Crítica para evidenciar as contradições no processo de formação educacional contemporânea e, mais especificamente, da avaliação em Filosofia, procurando trazer as sínteses a partir de uma investigação teórica que se funde com a interpretação dos conteúdos presentes nas produções dos estudantes. A análise e a interpretação dos dados trouxeram indicativos relevantes para essa metodologia do Ensino de Filosofia e para o processo de avaliação, a saber, que a prática da interdisciplinaridade no Ensino de Filosofia com as Artes se constitui uma alternativa indispensável no processo crítico de ensino e aprendizagem, além de apresentar uma forma de avaliar que valoriza a produção filosófica e artística dos estudantes.
Abstract: The dissertation presents the development and result of a theoretical-practical research that appropriates the reflections of the philosopher Herbert Marcuse on the aesthetic dimension to think interdisciplinary didactic-pedagogical activities, more specifically, those directed to the evaluation in Teaching Philosophy. The practice of teaching in the classroom was based on a methodology of Philosophy Teaching that stimulated criticism, in the framework of the Critical Theory of Society, although the fulcrum of the research was what we call “aesthetic evaluation”, a way of evaluating that it stimulated a process of teaching and learning philosophy in na alternative form – singing, painting, photographing, etc. -, without running away from reading and text and philosophical themes and problems dealt with in the History of Philosophy. The objective was to verify to what extent the aesthetic evaluations, that use artistic parameters, can contribute in a formative process. The interventions took place in 2017 with four 1st year classes of high school, from Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO/Campus Palmas). About 120 students took part in the research, in a context in which two weekly classes, with fifty minutes each, served to apply the interventions. The aesthetic evaluations related Philosophy and Arts starting from art as reflection for the textual production and, in most cases, the philosophical text for artistic production. The students were led to produce philosophical texts interpreting artistic forms but, above all, they were instigated to present different artistic expressions of philosophical themes treated in the classroom. The qualitative research followed the methodological assumptions of Critical Theory to highlight the contradictions in the process of contemporary educational formation and, more specifically, the evaluation in Philosophy, trying to bring the syntheses from a theoretical investigation that merges with the interpretation of the contents present in the students’ productions. The analysis and interpretation of the data have brought important indicatives to this methodology of Philosophy Teaching and to the process of evaluation, namely, that the practice of interdisciplinary in Teaching Philosophy with Arts is an indispensable alternative in the critical process of teaching and learning, as well as presenting a way of evaluating the value of students’ philosophical and artistic productions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2692
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