Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2640
Authors: Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças
metadata.dc.contributor.advisor: Palacios, Marcos Silva
Title: Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social / Jornalismo em Portugal
Keywords: Jornalismo; Comunicação; formação; Ensino; Processo de Bolonha; Journalism; Communication; Education; Teaching; Bologna Process
Issue Date: 17-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Citation: PÔRTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social/Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O Processo de Bolonha tem recebido a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Trata-se de uma transformação dos processos formativos como nunca antes vivenciado. Com isso, estudos e pesquisas têm apontado para as modificações necessárias a fim de transformar uma perspectiva de educação em realidade formativa em todo o continente europeu. O curso de Comunicação Social/Jornalismo, desenvolvido em quatro universidades portuguesas, torna-se ilustrativo dos desafios vivenciados em âmbito nacional. Dessa forma, esta tese mergulhou em diversos aspectos do Processo de Bolonha, tendo como objetivos: compreender a dinâmica de transformação das estratégias de formação acadêmica de jornalistas em Portugal no contexto da implementação do Processo de Bolonha e das novas práticas profissionais decorrentes das mudanças tecnológicas das duas últimas décadas; compreender os processos formativos realizados por cada uma das instituições objeto do estudo em Portugal; e avaliar o impacto dos macroprocessos de ajustes educacionais/jurídicos com foco no Processo de Bolonha em Portugal. Partiu-se, neste estudo doutoral, de três hipóteses norteadoras: H1: o Processo de Bolonha impôs importantes mudanças nas práticas formativas europeias, em um contexto marcado pela emergência e pela difusão das tecnologias digitais. Estas vêm transformando substancialmente os processos comunicacionais e, em particular, o jornalismo enquanto prática social. Como consequência, novas competências e habilidades passam a ser demandadas, e os processos de formação acadêmica de jornalistas vêm incorporando as novas demandas e sofrendo ajustes ad hoc que independem de “reformas curriculares” em uma acepção mais ampla e tradicional; H2: os processos de ajustes nos cursos de Jornalismo pré datam Bolonha e são inicialmente decorrência da percepção de necessidade de respostas às transformações das práticas formativas. Têm como elementos propulsores grupos de docentes que funcionam como “agentes de inovação” – em contraposição aos “resistentes às mudanças” – e a própria demanda da clientela discente que chega à universidade com conjuntos crescentes de competências digitais; e H3: situações de crise e ajustes macro no caso português, funcionam como oportunizadoras/potencializadoras dos ajustes tendentes à incorporação das demandas criadas pelas novas formas de prática jornalística. Com esses eixos norteadores, fez-se uma incursão sobre os aspectos político-sociais e pedagógicos da Declaração de Sorbonne (1998), Declaração de Bolonha (1999) e a consolidação dessa política formativa nos encontros em Praga (2001), Berlim (2003), Bergen (2005), Londres (2007), Louvaine (2009), Budapeste e Viena (2010) e Bucareste (2012). Conclui-se que, ao longo dos anos, as instituições universitárias envolvidas no Processo de Bolonha vêm desenvolvendo expertise nos processos de formação em primeiro, segundo e terceiro ciclos. Atendendo às demandas impostas pelos processos de qualidade, as instituições de ensino superior são modernizadas, redefinindo a compreensão do que vem a ser formação graduada e pós-graduada. Apesar dos avanços significativos na implantação e na implementação das políticas em torno de Bolonha, as universidades portuguesas pesquisadas apresentam dificuldades no alinhamento pedagógico de suas estruturas curriculares, próprio de uma transformação pedagógica dessa magnitude. Ao mesmo tempo, os cursos pesquisados de Comunicação Social/Jornalismo têm redesenhado suas práticas em busca da aproximação com os resultados preconizados pelo Processo de Bolonha.
Abstract: Bologna Process has attracted the attention of researchers from all over the world. It deals with a changing in educational processes never seen before. As a result, studies and researches have pointed out changes needed in order to advance from an educational perspective to an educational reality all over the European continent. Social Communication/Journalism courses, held in four Portuguese universities, evidence the challenges faced at national scope. Therefore, this study investigates the several aspects of Bologna Process, aiming to: understand the changes dynamics in university education strategies for journalists in Portugal considering Bologna Process implementation context and new professional practices resulting from technological advances in the last two decades; comprehend educational processes carried out by each of the institutions approached by this study in Portugal; and evaluate the impact of educational/legal adjustment macro-processes based on the Bologna Process in Portugal. Three guiding hypothesis (H) were the starting point of this research. H1: the Bologna Process demanded important changes in European educational practices, in a context marked by the emergency and the spread of digital technologies. They have strongly changed communicational processes and, particularly, journalism as a social practice. As a consequence, new competences and skills are required, and journalists educational process have incorporated these new necessities and faced ad hoc adaptation which does not depend on “curriculum review” in a broaden and traditional meaning; H2: amendment processes in Journalism courses are prior to Bologna and are initially a result of a perception about the necessity to answer to educational practices advances. It has as its starting elements groups of Professors working as “advance agents” – in contrast with the “resistant” ones – and the Professor demand itself who gets to the university with a growing set of digital competences; and H3: crisis situation and macro amendments in the case of Portugal, works as opportunity/optimization to adjustments favoring the incorporation of demands created by new ways to carry out journalism activities. Under these three guiding issues, we approached political, social and educational aspects in Sorbonne Declaration (1998), Bologna Declaration (1999) and the consolidation of educational policies in conferences in Prague (2001), Berlin (2003), Bergen (2005), London (2007), Louvain (2009), Budapest and Vienna (2010) and Bucharest (2012). We find out that, along the years, the universities implicated in Bologna Process have developed expertise in educational processes in first, second and third cycles. Answering to the demands imposed by quality processes, higher education institutions are modernized, reviewing the comprehension of what graduate and post graduate studies are. Besides the meaningful advances in policies implementation regarding Bologna, the Portuguese universities present difficulties in instructional alignment of their curriculum, common to educational changes reaching this dimension. At the same time, Social Communication/Journalism courses we approached have outlined in a different manner their practices searching to be closer to the results stated in Bologna Process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2640
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