Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2528
Autor(a): Costa, Marcelo Leineker
Cezari, Eduard José
Título: Ensino superior em movimento: elementos para a gestão de cursos de graduação
Palavras-chave: Ensino Superior; Gestão Acadêmica; ENADE; SINAES
Data do documento: 16-Dez-2020
Citação: COSTA, Marcelo Leineker; CEZARI, Eduard José. Ensino superior em movimento: elementos para a gestão de cursos de graduação. Palmas: Eduft, 2020. 71 p.
Resumo: Os desafios apresentados à gestão de cursos de graduação perpassam pela complexidade dos elementos que compõem a própria organização do ensino superior no Brasil. Dentre os elementos demos destaque à matriz de financiamento das IFES, uma vez que a razão é composta por um conjunto de indicadores diretamente ligados à taxa de sucesso dos cursos, influenciando na qualidade da oferta do curso, pois quanto mais recursos, maiores são as condições de prover e manter instalações adequadas, suprir as necessidades de materiais e insumos para o desenvolvimento de atividades e com isso elevar a qualidade do processo formativo, tão valorizado nas instituições públicas. Este livro apresenta os elementos fundamentais para uma gesstão acadêmica e uma sistematização da gestão de cursos de graduação para a preparação de um plano de trabalho do o coordenador onde os dados dos estudantes, ingressos, egressos, indicadores do curso, matriz de financiamento, condições de oferta, entre outros elementos tornam o processo de planejamento mais eficaz e com foco no alcance das metas estabelecidas.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2528
Aparece nas coleções:EDUFT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino superior em movimento - elementos para a gestão de cursos de graduação.pdf6.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.