Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2517
Authors: Costa, Elaine leite
metadata.dc.contributor.advisor: Asevedo, Marcial de
Title: A construção do ser docente: trajetória pela caixa de estímulo, memória e teatralidade
Keywords: Caixa de estímulo;Drama;Jogos dramáticos
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COSTA, Elaine Leite. A construção do ser docente: trajetória pela caixa de estímulo, memória e teatralidade. 27 f. Monografia (Graduação) - Teatro, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se o presente trabalho de uma análise sobre a aplicabilidade da dinâmica denominada caixa de estímulo, decorrente de sua utilização como metodologia de ensino de teatro para as séries do ensino fundamental I e II, desenvolvida em uma escola pública de tempo integral durante o período de estágio obrigatório do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Palmas.Tal dinâmica ao ser utilizada proporcionou fenômenos sencientes tanto para os alunos envolvidos quanto para a formação do estagiário em seu processo de formação docente. Tecnicamente, a dinâmica aproximou os processos surgidos ao estudo de caso do drama como método de ensino e simultaneamente a abordagem do jogo teatral e dos jogos dramáticos defendidos pelos teóricos Peter Slade, Beatriz Cabral, Jhon Sommers e Jean-Pierre Ryngard. A dinâmica demonstrou que a dramatização é uma forma de linguagem eficaz em sua utilização na escola especialmente por trabalhar o pensamento crítico do aluno, primeiro de forma particular e consequentemente de forma comunitária, no entanto, apresenta uma equivalência de um processo terapêutico por expor as emoções dos alunos acarretando ao professor necessidade de mediar psicologicamente os conflitos surgidos além de gerar a reflexão sobre os limites experimentais dos jogos dramáticos em sala de aula.
Abstract: The present work is an analysis of the applicability of the dynamics called the stimulus box, resulting from its use as a theater teaching methodology for the elementary school grades I and II, developed in a public full-time school during the period mandatory internship in the degree course in theater at the Federal University of Tocantins - Campus de Palmas. Such dynamics when used provided sentient phenomena both for the students involved and for the training of the trainee in their teacher training process. Technically, the dynamics brought the processes that emerged to the case study of drama as a teaching method and simultaneously approached the theatrical game and the dramatic games defended by theorists Peter Slade, Beatriz Cabral, Jhon Sommers and Jean-Pierre Ryngard. The dynamics demonstrated that dramatization is an effective form of language in its use at school, especially because it works with the student's critical thinking, first in a particular way and consequently in a community way, however, it presents an equivalence of a therapeutic process for exposing emotions of the students, causing the teacher to psychologically mediate the conflicts that arose, in addition to generating reflection on the experimental limits of dramatic games in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2517
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