Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/247
Authors: Milhomem, Raquel Bezerra Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Elvio Quirino
Title: Implementação do Programa Ciência Sem Fronteiras no estado do Tocantins: limites, desafios e potencialidades
Keywords: Ciência Sem Fronteiras;Políticas públicas;Internacionalização;Tocantins
Issue Date: 19-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: MILHOMEM, Raquel Bezerra Barros. Implementação do Programa Ciência Sem Fronteiras no estado do Tocantins: limites, desafios e potencialidades. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Contexto: O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi implantado em 2011 e, até o início do presente ano, já contemplou 92.880 alunos com bolsas de estudo nas mais variadas universidades de todo o mundo. Considerando sua dimensão, é imprescindível a realização de estudos que façam acompanhamento, análise e/ou avaliação do impacto que os altos investimentos nessa política pública trazem ao país, seja a curto ou a longo prazo. Objetivo: Nesta perspectiva, a presente dissertação tem como objetivo compreender o Programa Ciência sem Fronteiras identificando contribuições e limitações advindas de sua implementação no estado do Tocantins, na modalidade graduação sanduíche, bem como apresentar possíveis recomendações para melhorias. Método: Para atingir o objetivo especificado, o estudo foi baseado em pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, interpretativo e exploratório. A dissertação é um estudo de caso que fez uso da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa foi aplicada junto a quatro instituições que aderiram ao Programa no estado do Tocantins: UFT, IFTO, CEULP/ULBRA e ITPAC Porto Nacional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diferentes grupos envolvidos no Programa, sendo eles: reitores das instituições; coordenadores do Programa nas devidas instituições de ensino; e alunos egressos do Programa. Os roteiros das entrevistas foram planejados de forma a atender cada um dos objetivos do trabalho e foram aplicados com garantia de anonimato aos participantes. A posteriori, a discussão dos dados foi efetuada a partir da análise de conteúdo, proposta por Bardin. Resultados: A partir do desenvolvimento desta pesquisa, constatou-se que a análise dos editais proporcionou o entendimento de que avanços e melhorias foram ocorrendo durante o percurso de implementação dessa política pública; também, foram identificadas contribuições e limitações do Programa na perspectiva dos participantes da pesquisa; bem como, recomendações de melhorias ou questões que devem ser atentadas tanto pelos gestores locais, quanto pelos gestores nacionais e bolsistas. Conclusão: Embora ainda haja muito a evoluir, foram listadas pelos participantes mais contribuições que limitações proporcionadas pelo Programa CsF. Os desafios a serem enfrentados ainda são muitos, mas a aplicação das recomendações elencadas pode contribuir para melhoria da execução dessa política pública que tem desempenhado um papel significativo na formação dos estudantes brasileiros de graduação.
Abstract: Context: The Science Without Borders Program (CsF) was established in 2011 and until the beginning of this year, already included 92,880 students with scholarships in various universities around the world. Considering its size, it is essential to carry out studies that do monitoring, analysis and / or evaluation of the impact that high investments in public policy bring to the country, whether short or long term. Objective: In this perspective, this dissertation aims to understand the Science without Borders Program identifying contributions and limitations arising from its implementation in the State of Tocantins, sandwich graduation mode, as well as present possible recommendations for improvement. Method: To achieve the goal specified, the study was based on qualitative research, descriptive, interpretive and exploratory. The dissertation is a case study that made use of bibliographic and documentary research. The research was applied along the four institutions that have joined the Program in the State of Tocantins: UFT, IFTO, CEULP/ULBRA and ITPAC Porto Nacional. Semi-structured interviews were conducted with different groups involved in the program, as follows: rectors of institutions; Program coordinators in appropriate education institutions; and own former students from the program. The scripts of the interviews were designed to meet each of the work goals and were applied with guaranteed anonymity to participants. Subsequently, the discussion of the data was performed from the content analysis proposed by Bardin. Results: From the development of this research, it was found that the analysis of the notices provided the understanding that advances and improvements have been taking place over the course of implementation of this public policy; Also, contributions and limitations of the program from the perspective of the study participants were identified; as well as recommendations for improvements or issues that must be observed both by local and national managers and own former students from the program. Conclusion: Although there is still a lot to improve, were listed by participants more contributions than limitations provided by CsF Program. The challenges ahead are still many, but the implementation of the recommendations listed can contribute to improving the implementation of this public policy that has played a significant role in the formation of Brazilian undergraduate students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/247
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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